quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Salmodiai ao Senhor – Salmos 84


Quando penso em salmodiar ao Senhor o primeiro Salmo que me vem ao coração é o 84. Se nós nos aprofundarmos em estudar este Salmo muito aprenderemos de Deus e seremos instruídos a como proceder em nossa trajetória nesta vida.
  1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!    
Tabernáculo simboliza lugar de adoração. A localização do tabernáculo sempre foi ao centro. Quando temos um relacionamento com Deus o adoramos e procuramos colocar nossas vidas no centro da Sua vontade. Hoje a partir do momento que pertencemos ao Senhor Jesus passamos a ser templo de Deus, onde o Espírito Santo habita, portanto é muito importante valorizarmos a santificação, onde nossas vidas deve ser dedicada a Deus.    
2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus Vivo.    
Jesus nos disse: “Eu sou o caminho...” quando passamos a andar com entendimento neste caminho e somos envolvidos em verdade neste amor, nosso desejo é estar sempre na presença  de Deus cumprindo com alegria seus propósitos que Ele nos designou.  
3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.    
É na presença de Deus que devemos nos abrigar, pois é lá que estamos em segurança.

Neste mundo tenebroso se nos encontramos fora da presença de Deus estaremos vulneráveis. E ainda que nossos familiares se encontrem fora da presença de Deus, temos a grande oportunidade de interceder por eles ao Pai.
“Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” 1 Coríntios 7.14   
4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.  
Quando pertencemos a Cristo, Ele habita em nós. Mas também é muito importante nos reunirmos com os irmãos da fé num templo. A igreja é chamada de casa de oração e é o local onde nos reunimos para aprender de Deus e juntos o adorar continuamente. 
 “Enchei-vos do Espírito... falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” Efésios 5.18-20 
5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.   
Muitos homens pensam que sua força está nos bens e nas influencias que possuem. No entanto a Palavra diz: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força...” "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança Nele está.” Jeremias 17.5 e 7 
6 Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.     
No mundo passamos por aflições, mas isso não significa interromper nossas vidas com Cristo, pelo contrário, em todos os acontecimentos perseveraremos na certeza que tudo aqui é temporário. Pois o Senhor Jesus doou sua vida em nosso favor e aquele que o recebe acha refrigério.
7 Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.  
O Espírito Santo está sempre conosco nos fortalecendo e nos capacitando e com Ele estamos caminhando rumo à vida eterna que só é possível através de Jesus.   
8 Senhor Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) 
O cristão deve ter comunhão com Deus também através de uma vida diária de oração. É através da oração que situações difíceis podem ser revertidas, por isso devemos apresentar nossas causas diante de Deus em oração.
 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7.14   
 “E esta é a confiança que temos Nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” 1 João 5.14,15 
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37.4 
9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido 
Ainda que nossa trajetória nesta vida seja difícil, no Senhor encontramos proteção. Ele vai a nossa frente e nos torna mais que vencedores. Por isso podemos afirmar: “O SENHOR é a minha força e o meu escudo. Nele confiou meu coração e do SENHOR recebeu favor. Todo o meu ser muito se alegrou, e com meu cântico eu o louvarei” Salmos 28.7
Deus contemplou a obra do seu ungido em favor da humanidade que estava perdida e sem condições nenhuma de reconciliar-se com Ele. Através desta grandiosa e excelente obra realizada em favor dos homens, temos agora acesso ao Pai por meio de Jesus. 
10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Uma pessoa viver sua vida inteira e ter a oportunidade de colocar sua vida no centro da vontade de Deus e desprezar esta oportunidade é algo realmente lamentável.
Aqui o salmista nos leva a refletir quão importante é ter comunhão com Deus e a valorizarmos nossas idas à casa de oração.
11 Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. 
Jesus é a luz do mundo e quem o segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida. Não andar em trevas é andar em retidão e andar em retidão é valorizar os ensinamentos de Cristo. E aos que assim procedem nunca será vã sua trajetória e alcançará a benevolência do Senhor.
 “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” 1 Coríntios 15.58  
12 Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança.  
Conheça ao Senhor através da Sua Palavra, não se contente em somente ouvir sobre Ele, mas queira com Ele andar.
 “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó 42.5
Muitas vezes confiamos nas pessoas e elas nos decepcionam, porém os que confiam no Senhor jamais se decepcionará.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3.5,6
 “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Salmos 125.1

No momento este é o entendimento que o Espírito Santo me deu a respeito deste Salmo. No entanto se o estudarmos mais profundamente, mais o Senhor nos revelará.

Salmodiai ao Senhor!

Que Deus vos abençoe!
Neiva Silva 


Segundo o Dicionário Informal Salmodiar é:
Cantar alegremente, Salmos, ao Senhor.
Orar em cântico a Deus.
Cantar com a alma.
Cantar com o coração que sente e reconhece
que só há um Único Deus Criador.

26 comentários:

  1. Neiva, estimada irmã e grande amiga em Cristo Jesus. Maravilhoso salmo, Maravilhosa Oração cantada, Aleluia!

    Entre tantos, confesso que também gosto deste Salmo, aliás muito temos de aprender com todos os riquíssimos "cânticos" que encontramos nas Sagradas Escrituras.

    Sabe, minha irmã em Cristo, quando comecei a ler seu post me lembrei de quando, eu e minha esposa, estávamos cursando o Seminário Teológico. Lembro-me que tivemos que escrever um salmo e foi uma experiencia muito gratificante. Um grande abraço ao meu mestre, Professor Pastor Jeremias.

    Neiva, que o Espírito Santo continue a lhe usar e revelar Sua vontade.

    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo pastor Ismael!

      Que alegria poder contar com a sua participação, pois ela é sempre um grande incentivo para mim.

      Um grande abraço para seu professor, para você e sua esposa.
      Que Deus os abençoe cada dia mais.

      Excluir
  2. Esse salmo é um dos meus favoritos ,linda reflexão amiga Neiva. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é maravilhoso salmodiarmos ao Senhor!
      Beijos querida Lady!

      Excluir
  3. Oi querida amiga
    Amo este salmo ele é muito lindo.
    Gosto muito do verso 3
    "Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu".

    No Senhor há lugar para todos, para todo aquele que desejar e só se achegar, pois o Nosso Rei está com braços abertos para nos abrigar.

    Amo este Deus


    Bjão querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade Irene. Deus é maravilhoso! Ele não faz acepção de pessoas e chama todos os povos ao arrependimento. E diz "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11.28-30

      A Ele honras e glórias!

      Há também louvores muito lindos tirado do versículo 3 que nos leva a adorá-lo. Uma verdadeira bênção! Meu coração já se alegra só em lembrar.

      Salmodiar nosso Deus é maravilhoso!

      Beijos querida amiga e irmã em Cristo!

      Excluir
  4. Que maximo amei a postagem,
    tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Nequéren!
      Assisti seu vídeo no YouTube você é muito carismática.
      Eu que agradeço sua marquinha aqui.
      Bjsss♡♡♡

      Excluir
  5. Olá Neiva
    Linda postagem, Deus é tremendo. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  6. Neiva o Salmos 84 é muito bonito como todos, todos eles falam no nosso coração, Deus é maravilhoso em tudo, Neiva bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos os Salmos sempre falam ao nosso coração.
      Bjs Lucimar!

      Excluir
  7. São muitas as investidas de Satanás em querer nos derrubar e nos fazer desistir de seguir o Senhor.
    Tudo tem contribuído para nos fazer ficar atribulados e assim desanimar.Mas graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo,podemos cantar e exultar diante de Deus e dos homens.Não importa o que vem contra nós,se o nosso coração está alinhado com os desejos do coração do Pai,o que tenta nos ferir pede a direção.
    Sempre há uma saída para dias difíceis....louvar ao Senhor,cantar louvores ao seu excelso nome.
    Quantas vezes chegamos diante de Deus pra pedir,pedir,e pedir e nem nos lembramos de louvar seu nome.Ficamos ansiosos por causa de uma benção que ainda não chegou,corremos o dia todo e não sai um louvor do nosso coração.O Senhor disse para não deixar o nosso coração ficar sobrecarregado das coisas deste mundo.
    De nada nos adiantará perder tempo com as coisas deste mundo,porque tudo passará.SÓ DEUS É ETERNO E GLORIOSO.
    Quando o nosso coração está cansado e triste podemos dar-lhe descanso e alegria entoando louvor ao Senhor.Não podemos e nem precisamos recorrer a outras coisas.Correr pra onde?Pra frente da tv,do computador,sair pra conversar com alguém,comprar alguma coisinha?NÃO.
    Isso também passará.Aprendi que quando for orar não devo começar logo a oração.Devo antes de tudo cantar um belo hino ao Senhor.Preciso aquietar minha alma na presença de Deus até me encontrar realmente em Sua presença.Aprendi também que Deus não ouve pessoas apressadas que não tem tempo pra Ele.Vamos salmodiar ao Senhor,sem ter pressa.
    Precisamos gastar tempo orando,cantando e bendizendo ao Deus da nossa vida.
    Que Deus aceite o nosso louvor.
    Que Deus aceite a nossa presença.
    Que Deus aceite as nossas palavras e até nossa respiração.
    Pra Ele tudo.

    Deus te abençoes muito preciosa Neiva.
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras preciosa amiga, precisamos aquietar nossa alma ao entrar em comunhão com o Pai. Ele é digno de toda reverencia, de todo louvor, de toda adoração.
      Honras e glórias ao nosso maravilhoso Deus!
      Salmodiemos ao Senhor constantemente porque Ele é digno!

      Receba meu abraço querida amiga!

      Excluir
  8. Eu particularmente amooo esse Salmo, mas a Palavra de Deus é linda mesmo né amiga, como ela é viva e penetra em nossa alma! Amo demais o meu Deus! Amei...
    Obs. 10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
    Uma pessoa viver sua vida inteira e ter a oportunidade de colocar sua vida no centro da vontade de Deus e desprezar esta oportunidade é algo realmente lamentável.
    Aqui o salmista nos leva a refletir quão importante é ter comunhão com Deus e a valorizarmos nossas idas à casa de oração.
    Simplesmente Princesa 💛 Fan Page
    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Palavra de Deus representa o lindo e
      maravilhoso amor e cuidado de Deus por nós.
      Abraço querida amiga

      Excluir
  9. Neiva, o Senhor te usou grandemente. Esse Salmo e o encaixe perfeito para uma situacao que estou vivendo e so em ler a Palavra de Deus e suas palavras meu coracao se encheu de gratidao e certeza. Muito obrigada por um post tao reconstrutor! Que Deus siga te abencoando abundantemente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiele! Meu coração muito se alegra no Senhor!
      Porque tudo é Dele e para Ele, e para nossa edificação Nele.
      Que o Senhor Jesus te abençoe cada dia mais! Beijos!!!

      Excluir
  10. Oi Neiva, pensei que já tinha deixado um comentário aqui. Amo este Salmo. E um dos versículos preferido é "Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão". Que o Senhor nosso Deus nos encha de seu Espírito de modo que transbordemos do seu amor para com o nosso próximo. Bjs querida eu te amo no amor de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!
      Maravilhoso este versículo!
      Amém minha querida amiga, que o amor de Deus seja multiplicado em nossos corações.
      Beijos!

      Excluir
  11. QUERIDA IRMÃ EM CRISTO, SIM DEVEMOS , COMO CRISTÃOS CONHECER BEM AS SUAS PALAVRAS ESCRITAS NA BÍBLIA PARA QUE POSSAMOS COM O NOSSO EXEMPLO MOSTRAR AS PESSOAS QUE NOS CERCAM QUE SOMOS FELIZES PORQUE TEMOS JESUS NO CORAÇÃO E QUE BASEAMOS NOSSAS VIDAS NAQUILO QUE AGRADA A DEUS!
    LINDO SALMO DOCE AMIGA!
    BEIJOS NO SEU LINDO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Cirinita!
      Além de lindo aprendemos muito com este Salmo e isso é maravilhoso.
      Receba meu abraço minha doce amiga! ♡

      Excluir
  12. A Paz

    Cheguei aqui através do blog da amiga Lucinalva.

    Uma semana abençoada pra ti.


    bjokas =)

    meusegredosbell.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção Bell!
      Seja bem vinda e volte sempre!
      Linda semana pra você! Bjs!!!

      Excluir
  13. Olá minha querida irmã, me perdoe o sumiço, mas estou sem tempo... Tive que desativar o meu Facebook, por conta de estar cuidando de minha mãe que se encontra acamada e dependente de mim pra tudo!
    Mas, hoje consegui vim aqui retribuir todo o carinho que tens demonstrado a mim...
    Belo post... Maravilhoso para nossa edificação...
    Você tem facebook?
    Me adiciona, ou melhor, deixa o seu endereço no face lá no blog que eu te adiciono, quero muito ser sua amiga também lá!
    bjs,
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      Não se preocupe em retribuir as minhas visitas no seu blog. Quando vou lá e deixo um comentário é porque o Espírito Santo se move em mim para assim eu fazer.
      Já passei meu contato para Fah Morena e ela vai te repassar.

      Obrigada por tirar um tempinho e ter vindo aqui.
      Beijos!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...