sábado, 8 de outubro de 2016

Filmes bíblicos versus Bíblia

ARIC


Quem não gosta de assistir um bom filme com histórias bíblicas?! Eu sempre apreciei, mas no decorrer de alguns filmes eu percebia que não acontecia exatamente como está escrito na Bíblia. Pois é, para realizarem filmes baseados nas histórias bíblicas muitos deles precisam criar algo mais em cima daquele assunto para complementar as cenas. E assim eles usam a “licença poética”. 
Segundo a Wikipédia “A licença poética é permitida para que o escritor tenha toda a liberdade para manipular as palavras, para que ele possa passar tudo o que pensa ao leitor.” 

Então, sempre que assistirmos algum filme bíblico, devemos separar o que é verdadeiro do que é ficção. Não devemos basear nossa vida cristã a partir do que vemos nos filmes e nem tão pouco tirar conclusões precipitadas de fatos ocorridos nos filmes como sendo bíblicos. 
Aos que estudam constantemente a Palavra de Deus tem nitidamente este entendimento, porém recebi relato de pessoas que tem acreditado que as cenas fictícias destes filmes estão escritas na Bíblia e isso tem gerado grande confusão em suas mentes. 
É tempo de manusear a Bíblia e não deixá-la aberta e empoeirada em cima da estante da sala. Deus tem chamado os povos que estão longe para estar perto, os que ainda não são seu povo para que seja seu povo.
“Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva.”  Isaías 55.3a 
E aos que já são seu povo Ele diz: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio.” Provérbios 23.15 
“Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar.” Provérbios 27.11   
No Salmo 1 temos aprendido que devemos ter prazer na lei do Senhor e nela meditar dia e noite. 
     
O Senhor diz “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra.” Oséias 4.6 
Temos que agir como agia o povo de Beréia, conferir sempre na Bíblia o que é verdadeiro para assim andarmos na verdadeira luz. 
“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” Atos 17.11
Algo que nós como membros do Corpo de Cristo não podemos deixar acontecer é deixarmos de examinar as Escrituras Sagradas, pois assim nunca ficaremos confusos. 
“Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido.” Salmos 71.1  
É através da Palavra que sabemos qual é a vontade de Deus para as nossas vidas, ela é  viva e eficaz, o Espírito Santo nos guia em toda a verdade e testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus. E por sermos filhos de Deus agora temos um compromisso com a Palavra da Verdade.
 
Que Deus vos abençoe!

Neiva Silva

26 comentários:

  1. Neiva super verdade o que vc falou! Precisamos estar atentas senao vemos aquilo tudo como verdade e a verdade encontramos em apenas um lugar: na Biblia! Beijos e wue tenhas um fim de semana abencoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maiele. Lindo e abençoado final de semana para você também. Bjs!

      Excluir
  2. Olá Neiva!! Devemos ser como os cristãos de Bereia.
    Tenha um abençoado final de semana.
    http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, belo exemplo a ser seguido.
      Abençoado final de semana para você também querida Lady!

      Excluir
  3. Neiva, estimada irmã e grande amiga em Cristo. Um assunto realmente necessário e bem colocado para esse nosso tempo.

    Parabéns pela abordagem!

    Inclusive uma vez, lá no blog "Aqui eu Aprendi!" me questionaram, em um dos post´s, sobre a morte de Jetro, sogro de Moises, isso porque estava sendo exibido na dramaturgia Os Dez Mandamentos da rede Record, infelizmente com a "licença poética" e com os exageros da "dramaturgia" os relatos bíblicos são alterados, ou melhor, inventados, e com isso acabam criando uma confusão nas mentes. Respondi o questionamento do leitor amigo e fiquei feliz em ver que ainda há remanescentes que estão buscando a Verdade. Não se conformam com tudo que é mostrado e estão consultando a Bíblia para certificar os acontecimentos. Aleluia!

    Que Deus vos capacite cada dia minha amiga.
    Muito bom assunto e esclarecimento.

    Um respeitoso abraço a todos os leitores e amigos deste excelente espaço.
    Grande abraço à Família.

    abraço fraterno
    seu amigo em Cristo
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor meu amigo e irmão em Cristo pastor Ismael!

      Que bom que gostou da abordagem. Pois é isso meu amigo e no que depender de nós vamos continuar incentivando as pessoas a conferir na Bíblia a Verdade. Porque sabemos que o desejo do Senhor é “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.” 1 Timóteo 2.4

      Que o Senhor Jesus continue te abençoando meu amigo.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Neiva você falou uma verdade, precisamos ficar atentos nos filmes bíblico, nem tudo que parece é. Se a pessoa não ficar ligada a pessoa pode se perder e achar que verdade, ótimo o seu alerta. Neiva bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lucimar precisamos ficar atentos (as).
      Que o Senhor Jesus te abençoe cada dia mais. Bjs!

      Excluir
  5. Paz, irmã Neiva! Que cada cristão possa ser como os cristãos bereanos! Examinando as Escrituras jamais seremos enganados ou confundidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Paz!
      Verdade meu amigo, devemos ler a Bíblia, pois lá encontramos a Palavra da Verdade que é fiel e digna de toda aceitação. (1 Timóteo 4.9)

      Excluir
  6. O cristão que examina as escrituras tem de Deus a direção.Não precisamos errar tanto e fazer o coração do nosso Deus se entristecer.Tudo que precisamos é depender Dele em toda e qualquer situação.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade preciosa amiga e irmã em Cristo.
      Obrigada pelo banner que ilustrou esta postagem.
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá, Neiva. Você escreveu uma excelente reflexão sobre a situação do cinema e televisão usarem a Bíblia para produzirem filmes e minisséries. Gostei muito!

    E.A.G.
    http://belverede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Eliseu!

      Obrigada por ter republicado esta reflexão no Belverede.
      Gostei das adaptações que você fez no texto.
      Quem quiser conferir: http://belverede.blogspot.com.br/2016/10/filmes-biblicos-versus-biblia.html

      Grande abraço!

      Excluir
  8. Excelente post Neiva, tenho sempre buscado prestar atenção aos exageros dos filmes e mini séries que vem transmitido mensagens contrárias que a Bíblia Sagrada relata! Uso suas palavras: É tempo de manusear a Bíblia e não deixá-la aberta e empoeirada em cima da estante da sala. Obrigada pelo carinho e Deus abençoe sua vida de maneira especial!
    Simplesmente Princesa 💛 Fan Page
    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é tempo de ler a Bíblia, e é recomendável sempre orar antes de começar a leitura.
      É o Espírito Santo que nos guia em toda a verdade.

      Márcia, eu que agradeço a doce mensagem lá no face pelo meu niver.
      Que sua vida seja muitíssimo abençoada minha querida! Bjs!

      Excluir
  9. Oi Neiva querida que saudade, hoje estou muito feliz que voltei com a internet. Até pensei que não fosse recuperar o blog. Ainda bem que deu tudo certo, só não consegui recuperar o facebook e os email. Interessante o tema da sua postagem bem precisa para o tempo de hoje que até novela estão denominando a episódios evangélicos. Lamentável. Como disse estava com saudade e agradeço a Deus e vc pelas orações, e os carinhosos comentários que deixou nos meus cantinhos. Já tem fotos dos gêmeos nos dois blogs Pedaços de mim e dos pequeninos. Bjs querida Amo você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal! Que saudades menina! Fico feliz em saber que você os gêmeos e toda sua família estão bem.
      Seja bem vinda de volta!
      Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente. Bjs!

      Quanto aos filmes dá para assistir, só não devemos basear nossa conduta cristã por eles.
      E devemos examinar sempre as Escrituras Sagradas, pois é lá que aprendemos em verdade tudo que nos convém saber sobre nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      Excluir
  10. OI QUERIDA AMIGA NEIVA!
    OBRIGADA PELO SEU CARINHO LÁ, AMEI O COMENTÁRIO!
    LINDAS PALAVRAS AMIGA, EU AMO VER FILMES BÍBLICOS E TENHO UMA BOA DEVETECA COM MAIS DE 150 FILMES EVANGÉLICOS E JÁ REVI CADA UM DELES PELO MENOS DUAS VEZES!
    TENHA UM FIM DE TARDE ABENÇOADO!
    BEIJOS AMIGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Cirinita!
      Assistir os filmes bíblicos é um bom momento de entretenimento, eu sempre aprecei assistir. É só não basear nossa vida cristã nos filmes, mas sim na Bíblia.
      Lindo final de tarde para você também minha doce amiga. Bjs!

      Excluir
  11. Que maravilha, Deus te abençoe muito mais querida, é bom saber que a palavra de Deus é a nossa bússola, ao invés de colocar coisas profanas diante dos nossos olhos, podemos assistir filmes que enaltece a palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Palavra de Deus é a nossa bússola.

      Muito bom revê-la por aqui Rosângela.
      Que o Senhor Jesus multiplique bênçãos em sua vida. Bjs!

      Excluir
  12. Sim é diferente, como qualquer filme baseado em um livro, literatura passa e mais, se é a Bíblia. Filmes são uma boa maneira de abordar, mas não como um substituto deve tomar. Vou recomendar um filme chamado Ressuscitado/ Risen, não é como a típico filme de jesus , porque ela trata Jesus como um homem julgado pelo Império Romano, e acabar com a possibilidade de humano e celestial sendo deixada em aberto. Se você ainda não viu, eu recomendo-los agora que vai acontecer na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arely! Bom este ponto de vista: “uma boa maneira de abordar, mas não como um substituto...”.
      Obrigada pela participação e pela indicação do filme.

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...