quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A importância da oração

Numa família o diálogo é sempre muito importante, pois é através do diálogo que a família se conhece e mantém um relacionamento saudável entre si.
E na vida espiritual não é diferente e para isso temos duas grandes oportunidades...  conhecer a Deus através da Sua Palavra, e completar esta comunhão através da oração.
Orar é falar com Deus, e para isso devemos separar um tempo do nosso corrido dia para este importante momento de comunhão. Devemos nos aproximar Dele com confiança, e esta confiança deve estar baseada na Palavra.
É através da oração que expressamos diante de Deus todo nosso sentimento e devemos expor tudo que somos.
Quanto mais íntimo for o relacionamento com Deus, melhor fluirá nossa oração.
   
Receber a Cristo como Senhor e Salvador pessoal é o primeiro passo para uma vida de oração bem sucedida. Não devemos confiar em nosso próprio entendimento para nos relacionarmos com Deus, mas devemos entender como é que Ele quer que seja este relacionamento.

Se realmente almejamos orar com sinceridade, precisamos ouvir a Jesus e pôr em prática o que temos aprendido com Ele.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando... porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15.14,15

Um detalhe muito importante
Só há um mediador entre Deus e os homens, e este mediador é o Senhor Jesus. (1Timóteo 2.5) Por isso não devemos nos achegar a Deus por nenhum outro intermediário.

Como orar
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. Mateus 6.6
Devemos manter um momento particular e individual de oração, onde com reverencia, sincero coração e confiança teremos comunhão com Deus. Todas as coisas estão descobertas diante Dele, mesmo assim, o que Deus espera de cada um de nós é que venhamos expressar diante Dele nossos projetos, fragilidades, necessidades, gratidão, etc.
Invoca-me e te responderei, e te revelarei conhecimentos grandiosos e inacessíveis, que não sabes. Jeremias 33.3

Um modelo de oração 
O Senhor Jesus nos ensinou a oração do Pai Nosso e podemos usá-la como modelo para fazermos nossas orações. Na oração do Pai Nosso temos o exemplo de como iniciar e finalizar uma oração. (Mateus 6.9-13)

Pai nosso, que estás nos céus; santificado seja o teu nome;
Que sempre venhamos a agradecer e o glorificar.
Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Confiar na Sua vontade que é boa perfeita e agradável.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Apresentar a Ele nossas necessidades.
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
Confessar a Ele nossas culpas, pedir perdão e também liberarmos perdão a quem nos ofendeu.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Lembrar de nossas fragilidades e nos colocar debaixo de sua proteção.

Uma dica 
Não se limite em fazer orações memorizadas, ore com suas palavras, e sempre tome como base o que diz a Palavra de Deus.

                                 Minha oração
Deus Pai Maravilhoso e Excelso Criador é em nome do Senhor Jesus que te agradeço pela rica oportunidade que o Senhor tem nos concedido em aprendermos cada dia mais de Ti. Que venhamos pôr em prática todos os dias tudo que o Senhor tem nos ensinado e que venhamos amar mais nosso próximo sendo mais tolerantes mesmo quando nos desagradam. Que o nosso maior prazer esteja na sua Palavra e que nela nos guiemos em todas as nossas decisões. Alcance-nos Senhor com teus livramentos. Vê se há em nós algum caminho mau e guia-nos pelo caminho eterno. Que o Senhor abençoe cada leitor deste blog com a sabedoria que vem do alto e lhes conceda dias de paz. Tudo isso te peço e te agradeço em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Filipenses 4.6-7 NTLH

Ainda há muito o que se aprender sobre oração, por isso busque sempre conhecimento sobre este assunto.

Que Deus vos abençoe!

Neiva Silva

*NTLH nova tradução na linguagem de hoje.

23 comentários:

  1. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Olá Neiva Silva, passei por aqui e gostei do seu blog.
    O melhor de tudo é orar, ou melhor falar com Deus, sem dúvida é o nosso melhor Amigo, Guia e Companheiro. Eu creio firmemente no Senhor Jesus. Que seria de mim sem Ele!! Obrigada pela mensagem.
    Se quiser-me visitar-me agradeço.
    Luisa Frenandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa!
      Sim, o Senhor Jesus é o nosso Guia, que Ele te conceda muita sabedoria e dias de paz.
      Já passei lá no seu blog e deixei meu recadinho.
      Um abraço em você e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Olá Neiva Silva, que maravilhoso é estar com o Senhor todos os momentos do nosso dia. Obrigada pela sua visita e fique com jesus no coração. Paz e luz!
    Tenha uma linda semana. uma braço irmão.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Orar a Deus é amar a vida. Gostei muito do seu blogue. Voltarei com mais tempo.
    .
    *Nós dois ... um só coração *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil António!
      Que bom que gostou do blog.
      És muito bem vindo.
      Volte sempre!

      Excluir
  4. Oi minha amada Neiva. Bom é vim no seu cantinho e receber o alimento do céu que enche alma corpo espírito. Pois a oração e a Palavra de Deus são pérolas que nos limpa e nos enche de Deus. Amo qdo recebo tuas visitas. Bjs querida Amo vc e Deus ainda mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Nal.
      Minha oração é que muitos venham a ter este entendimento a respeito da importância da Palavra de Deus e da oração em suas vidas.
      Beijos em você e em seus netinhos!

      Excluir
  5. Estimada irmã e grande amiga em Cristo Neiva. Paz do Senhor!

    Perdoe a demora, os dias estão passando rapidamente (rs)
    Que assunto maravilhoso este postado, Oração!

    Hoje estamos em um tempo onde as pessoas (algumas) não querem mais orar, alias estão até excluindo os cultos de Oração. Que possamos a cada dia nos aproximar de Deus através da Oração.

    E só para reforçar;
    ...afinal o que é a oração?
    A melhor definição encontra-se, é obvio, na Bíblia. Nenhum conceito teológico expressa com a mesma clareza e simplicidade o que ela significa. A oração é segundo as Escrituras, uma via de mão dupla através da qual o crente, com seu clamor, chega à presença de Deus, e este vem ao seu encontro, com as respostas.

    "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." Jeremias 33.3

    A oração é fruto espontâneo da consciência de um relacionamento pessoal com o Todo-Poderoso, onde não há espaço para o monólogo, pois quem ora não apenas fala, mas também precisa estar disposto a ouvir. É um diálogo onde o crente aprofunda sua comunhão com Deus e ambos conversam numa linguagem que tem como intérprete o Espírito Santo.

    "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Romanos 8 26-27

    ALELUIA!

    abraço fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo pastor Ismael, eu só tenho é que agradecer a Deus por sua vida.

      Seu comentário é um valioso acréscimo a esta mensagem. Muito bom!

      Há níveis de oração que é fruto de uma íntima comunhão com Deus, e eu oro para que muitos venham a ter o entendimento que é nos prostrando diante de Deus que temos condições de estar sempre de pé diante das diversas circunstâncias da vida.

      Que Deus abençoe cada dia mais a sua vida meu amigo.
      A Paz do Senhor e grande abraço!

      Excluir
  6. Olá Neiva, linda reflexão, a oração é a chave da vitória. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Neivaaaaaaa que post maravilhoso é esse??? Agora só não vai orar quem não quiser pois vc mostrou todo o caminho suoer bem explicado, como sempre. Que Jesus siga te iluminando a cada dia pois cerramente vc ainda tem muito a compartilhar! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiele.
      Que bom que você gostou menina!
      Carinhoso abraço em você!

      Excluir
  8. A oração é o nosso dialogo com Deus.. Como sempre Neiva suas postagem fala muito ao coração. ótimo final de semana. http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Um certo irmão em Cristo disse em sua pregação com toda ousadia:crente que não ora, não presta pra ser crente.Acredita que estou falando de um jovem?!É sério.Fiquei bastante feliz com suas palavras...rsrs.Depois de ver seu vídeo comecei a usar suas palavras aqui em casa..."me dá tempo que vou orar".Ele disse isso com respeito a Daniel,que havia sido chamado para interpretar os sonhos de Nabucodonosor.
    "Me dá tempo que eu vou orar."Nó,Neiva,só DEUS sabe como preciso orar.Estou precisando falar mais com Ele,ter mais intimidade com meu Pai.

    Abençoada reflexão...como sempre.
    Caso queira saber quem é o jovem ousado,procure no youtube por:Sem oração não dá.

    Neiva,jamais pense que faço troca de comentários contigo.Jamais ficarei esperando vc aparecer no meu blog para depois vir aqui.Jamais.Estou precisando visitar alguns blogs com urgência.Estou buscando em DEUS tempo para cuidar de mim e das pessoas queridas que me seguem.

    DEUS está no controle de tudo.
    Um fiel abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciosa amiga!
      Meu coração muito se alegra quando vejo jovens envolvidos com Deus, sendo bom exemplo para esta geração. Eu achei o vídeo, realmente é impactante. Tem uma frase que ele fala que é muito interessante... “quando estou fraco eu oro me arrastando, mas eu vou...” Mesmo quando nos sentimos fracos é muito importante buscarmos estratégias para não deixarmos de orar, pois manter a comunhão com Deus é vital.

      Vou te dizer uma coisa preciosa amiga... Há blogs em que eu comento e nunca retribuíram, e eu não pretendo deixar de comentar nestes blogs porque não me retribuem. Eu sempre oro ao Senhor para que meus comentários alcancem vidas. E sempre oro pedindo ao Espírito Santo que use quem aqui comentar para que vidas sejam edificadas. Existem muitas pessoas sedentas, e um comentário seja ele com muitas ou poucas palavras, de repente, é exatamente o que algumas pessoas ou uma única pessoa estava precisando ouvir naquele momento. Se apenas uma pessoa comentar nas minhas postagens e este comentário ajudar pessoas a se achegarem ao Senhor Jesus, fico muito feliz e mesmo que não tenha nenhum comentário, mas a mensagem postada ajudar vidas a se voltarem para Cristo, me alegro no Senhor.
      Ah! como eu gostaria de comentar mais, e em mais blogs e sites, mas infelizmente não dá. Mas enquanto o Espírito Santo me usar e me inspirar quero cumprir este ide no mundo net. Ainda estou passando por momentos de adversidades e tenho visitado poucos amigos também com meus comentários, mas sempre que posso separo um tempinho e vou a alguns. Quando você vem aqui não vejo como uma troca de comentários, mas vejo como um gesto de carinho onde o Espírito Santo te usa com palavras que edificam. O seu blog faz parte da minha lista, e mesmo que você não possa vir aqui, pretendo sempre que eu puder dá uma passadinha por lá.

      Obrigada por seu carinho!
      E receba o carinhoso abraço desta sua amiga e irmã em Cristo.

      Excluir
  10. LINDA REFLEXÃO SOBRE A ORAÇÃO, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria ter sua presença por aqui meu amigo pastor Magnus.
      Deus o abençoe!

      Excluir
  11. Parabéns pelo espaço rico e abençoador... Você faz um belo trabalho aqui...
    A oração é o momento mais precioso que temos com Deus, denota intimidade e dependência...

    Seria uma honra sua visita no meu humilde espaço...

    Https//Planosdivinos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Olá Dc. Carlos!
      Sou grata a Deus por sua presença por aqui.
      Visitei seu blog e gostei muito.
      Paz do Senhor e grande abraço!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...