segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Por que Deus deixa que estas coisas aconteçam?


Aqui em Salvador quando é feriado ou simplesmente um final de semana muitos costumam fazer a travessia para ilha de Itaparica ou de ferry boat ou de lancha. Eu mesma já fiz estas travessias várias vezes, e é um passeio simplesmente desestressante.  Também tem as pessoas que moram lá na ilha e que estudam ou trabalham em Salvador ou vice versa. Tenho alguns amigos que mora lá, e um amigo pastor que mora aqui e congrega lá, e assim a vida segue. No mês passado recebemos uma notícia muito triste sobre uma das lanchas que não concluiu sua travessia devido um acidente, onde infelizmente muitas pessoas perderam suas vidas.

Antes deste acontecimento os jornais havia noticiado sobre o naufrágio de uma lancha de passageiros no rio Xingu, no Pará, onde também muitas pessoas perderam suas vidas.

No domingo anterior a estes acontecimentos ao sairmos da igreja uma irmã em Cristo, que é uma senhora mais ou menos da idade da minha mãe, viu seu ônibus chegando ao ponto, então resolveu correr para pegá-lo, não sei como, ela se desequilibrou e caiu e o ônibus a atropelou e infelizmente ela perdeu a planta de um dos pés, onde os médicos tiveram que fazer enxerto.

Depois de todos estes acontecimentos alguém me perguntou: “Por que Deus deixa que estas coisas aconteçam?” 
Se prestarmos atenção no propósito de Deus, veremos com bastante clareza o cuidado Dele para com a humanidade e encontraremos muitas respostas. Se não fosse a intervenção de Deus coisas piores aconteceriam no mundo, pois justamente por amar o mundo de tal maneira Ele enviou seu Filho Jesus.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” João 1.1 e 14 

Uma coisa muito importante que devemos lembrar é que Deus NÃO criou o homem à sua imagem e semelhança para vê-lo sofrer. Quando o homem desobedeceu a Deus no início da criação foi quebrada a comunhão que ele tinha com Deus. E ao quebrar esta comunhão o pecado entrou no mundo e com ele suas consequências. E somente por intermédio de Jesus o homem é capaz de ter esta comunhão restaurada, e para isso é necessário que cada pessoa individualmente reconheça o senhorio de Cristo, que Ele é o filho de Deus, o Salvador, e também passe a viver em novidade de vida reconhecendo a Jesus em todo seu caminho, glorificando a Deus em todo o tempo.
  “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou...”  Gênesis 1.27,28

“Eis o que tão somente achei: Deus fez o homem reto, mas eles se meteram em muitos extravios.” Eclesiastes 7.29
 
Uma vez o homem tendo sua comunhão restaurada, ele está debaixo das potentes mãos do Senhor.
 “Confiai Nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” Salmos 62.8

O sol nasce sobre maus e bons e a chuva cai sobre justos e injustos, mas somente estando em Cristo encontramos a PAZ plena que nos envolve mesmo em meio a situações turbulentas. O Senhor Jesus nos falou: “no mundo tereis aflições” e também nos disse: “tende bom ânimo, Eu venci o mundo”.

Temos visto ou até mesmo vivido situações que nos leva a perguntar por que Deus permite que isto ou aquilo aconteça?! Muitas vezes não temos respostas nem explicações, mas quando realmente cremos no amor e na bondade de Deus, confiamos Nele em todo o tempo não importa qual situação estejamos vivendo.
 Depois que comecei a escrever esta mensagem me deparei com duas postagens de dois amigos blogueiros evangélicos que viveram situações que poderia levá-los a questionar sobre o porquê Deus permitir certos acontecimentos em suas vidas, no entanto não se deixaram abater e colocaram suas confianças plenamente em Deus e no propósito Dele para suas vidas.

O primeiro amigo é o Michael Rossane (Blog Acervo da Teologia) que a pouco tempo teve uma das pernas amputada depois de um acidente de moto. Após este acidente ele permanece firme servindo ao Senhor e envolvido em projetos sociais sempre ajudando o próximo como antes já fazia. Nada parou ele, pois sua confiança está em Deus.

Nesta semana li em seu status numa rede social o seguinte:
“Se não fosse Deus na minha vida, seria uma vida de porquês!”

E o comentário de sua esposa Flávia Rossane na mesma postagem: “Você é um exemplo meu amor Michael Rossane. Meu coração enche de orgulho de ver você se superando e vencendo a cada dia... Mesmo com tudo de ruim que já viveu, continua lutando por você e pelos outros com esse seu coração do tamanho do universo... Meu orgulho! Meu príncipe! Amo-te sempre e para sempre...

A outra amiga que sempre vem aqui no blog e deixa carinhosos comentários é Nal Pontes, que com pouco tempo de casada e com dois filhos pequenos na época perdeu seu esposo que tinha apenas 27 anos de idade. Mas nada parou Nal, pelo contrário, ela colocou sua confiança em Deus e prosseguiu firme na presença do Senhor, criou seus filhos e hoje ajuda a criar seus netos.

Olha o que seu esposo Josinele Pontes tinha dito pra ela: "Nal, nós somos tão pequenos diante de Deus que não temos o direito de perguntar a Ele o porquê das coisas"

E em sua postagem no blog Nal escreveu: “Hoje não sabemos o porquê de muitas coisas, mas um dia, Deus nos colocará no colo e mostrará o porquê de tudo.”
Que belos exemplos de confiança em Deus!
Logo abaixo tem um atalho para o blog Pedacinhos de Mim, clique nele e conheça a história de Nal Pontes...
Então em meio a tantos acontecimentos não fique indagando os porquês, mas faça sua vida valer a pena, entregue seu caminho ao Senhor Jesus confie Nele e creia que tudo Ele fará.
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8.36
 
Aqui somos apenas peregrinos, nossas vidas é como um vaporzinho que hoje é e daqui a pouco não é mais. Deus nos promete uma vida eterna, onde não haverá mais dor.
Mas é necessário uma decisão individual que servirá de passaporte para a Nova Jerusalém Celestial. O Senhor Jesus te faz um convite e só você pode aceitá-lo, ninguém pode aceitar este convite por você.
Neste ano fui a um velório onde o sacerdote pedia a Deus para receber a alma daquela pessoa, mas o que a Bíblia nos ensina é que cada um dará conta de si mesma a Deus, a salvação é individual, depois que fecharmos nossos olhos já é noite e a decisão já foi tomada em vida, e é esta decisão que é válida.
Haverá o tempo que não mais estaremos aqui, a Palavra de Deus nos mostra no livro de Eclesiastes 3 que há tempo para todo propósito, e hoje é dia de decisão, ninguém consegue anular a decisão de um indivíduo. Deus não deixa ninguém enganado, por isso Ele nos deixou a Sua Palavra. E os teus ouvidos ouvirão a Palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. Isaías 30.21

O salmista assim disse...
"Como é curta a vida que me deste! Diante de Ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro. Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas. E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em Ti." Salmos 39.5-7

Deus quer o melhor para nós...
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.” Jeremias 29.11-12

É bom lembrar...
“... o mundo inteiro jaz no Maligno.” 1 João 5.19b
O domínio do maligno somente é quebrado através da restauração de cada vida em Deus, através de Jesus Cristo.

O convite do Senhor Jesus...
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 10.32
Se você ainda não confessou a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, esta é a oportunidade.

Que Deus vos abençoe!      
Neiva Silva

15 comentários:

  1. Olá Neiva
    Postagem muito edificante. Neste mundo passamos por várias tribulações, mas não podemos desistir de Jesus, pois sabemos que com Cristo na caminhada, tudo vai bem. Bjs amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lú, é muito importante prosseguir firme sempre. Bjs!

      Excluir
  2. Parabéns parceira, muito bom mesmo e edificante, agradeço pela atenção, e estamos juntos! Michael Rossane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo Rossane!
      Glorifico a Deus por sua vida e pelo belo exemplo de fé e perseverança.
      Eu que agradeço sua atenção e parceria.

      Excluir
    2. A paz irma Neiva muito bom o post ao ler me senti emocionado por tantas palavras abençoadas que escreveste, Deus continue lhe usando e abençoando a sua vida.

      Excluir
    3. Paz amigo!
      Te agradeço por ter orado por mim enquanto eu escrevia esta mensagem e por sugerir a inclusão de Eclesiastes 3.
      Que o Senhor Jesus multiplique bênçãos em sua vida.

      Excluir
  3. Paz do Senhor nobre e estimada irmã amiga Neiva. Que Maravilhosos testemunhos neste post. Que Força e Confiança expostos ao publico. Que Esperança fabulosa. Que Deus nosso SENHOR continue a se revelar na vida dos seus Filhos.

    Como diz o Salmista: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
    Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
    Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
    E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
    Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." Salmos 37:3-7

    Deus Maravilhoso!

    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo pastor Ismael!

      Que bons testemunhos sejam sempre achados em nosso meio. E que nunca percamos nossa confiança em Deus, pois como está escrito em 1 Coríntios 2.9 “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”

      Sou grata a Deus por sua participação aqui meu amigo, estou devendo mais visitas no “Aqui eu Aprendi”, breve estarei indo lá.

      A Paz do Senhor e grande abraço!

      Excluir
  4. Uma bela postagem
    Edificada com os testemunhos dos irmãos.
    Deus tem seus proprios caminhos e os deles são perfeitos. Ele conhece o fim da historia e sabe que mesmo que estejamos vivendo um dia mal, de dor e perda lá na frente iremos ter um final feliz. E o melhor dos finais será quando com Ele estivermos.

    Aqui dificilmente iremos entender o porquês, mas temos que crer na palavra que diz que tudo coopera para o nosso bem, msm q nao entendemos isso de imediato um dia lá na frente iremos ver que tudo foi para nosso bem.

    bjão pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Irene, O Senhor diz assim: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos...” Isaías 55.8
      Devemos nos lembrar que somos abençoados por confiar em Deus. (Hebreus 10.35)

      Beijos querida amiga!

      Excluir
  5. Neiva querida, amei ler sua postagem. E também por ter citado o meu nome e blog Deus seja o primeiro em nossa vida sempre. Ele é soberano e em tudo deve ter nossa primazia. Muitos não compreendem que seja qual for as circunstâncias Ele sempre estará cuidando de nós. Mesmo que não compreendamos nada; Ele mesmo não poupou a seu próprio filho para nos trazer vida e vida em abundância. Abundancia de alegria e Paz mesmo em meio as tempestades da vida. O que só vai compreender e desfrutar quem a ele entregou a sua vida e o controle dela. Amei ler os dois outros testemunhos de superação q vc postou aqui e suas palavras que edifica e fortalece a nossa alma. Bjs querida amo vc e Deus ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nal minha querida, eu glorifico a Deus por sua vida e por seu belo exemplo de força e fé. Obrigada por compartilhar conosco seu testemunho, quando eu li fiquei muito impactada.
      Que Deus te abençoe cada dia mais!
      Carinhoso abraço em você!

      Excluir
  6. Bom dia,Neiva.Continua assim...nos edificando sempre mais e mais,por que estou precisando.É sempre bom te ler.
    Um carinhoso abraço em você.Feliz dia!

    Sei que em tudo há uma lição a ser aprendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciosa amiga!
      Sua amizade é muito importante para mim viu! Eu sempre aprendo muito com você.
      Obrigada por seu carinho!
      Um abraço em você também!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...