domingo, 17 de janeiro de 2016

Jó e suas filhas Jemima, Quézia e Quéren-Hapuque



No mundo passamos por adversidades. Em alguma área da vida sempre aparece um ou outro problema, é muito importante saber administrar os problemas com sabedoria a qual encontramos em Jesus. “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.”  Provérbios 8.14           

Infelizmente há pessoas que não sabem lhe dar com as dificuldades, por isso acabam atraindo para si outros problemas tais como: agir precipitadamente, mal diz a si mesma, blasfema contra Deus, entra em depressão, tem desejo de suicídio, etc.

“Um abismo chama outro abismo” Salmos 42:7



Na Bíblia encontramos a história de um homem chamado Jó.

“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal. Tinha ele sete filhos e três filhas ... e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.” Jó 1.1-3


Porém a adversidade chegou à vida de Jó e ele perdeu todas as suas posses, perdeu seus dez filhos num mesmo dia, pois estavam todos reunidos na casa do irmão mais velho e um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou e todos morreram. 

“Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma.” Jó 1.22

E ainda para completar Jó ficou gravemente enfermo com feridas terríveis do alto da cabeça à planta dos pés.

“Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.” Jó 2.10

Jó recebe a visita de seus amigos.

Os amigos de Jó foram até ele prestar solidariedade e o consolar, porém na multidão de suas palavras pecaram contra Deus.

E Deus lhes disse: “... Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei a vocês o que merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.” Jó 42.8


E mesmo em meio aos seus problemas Jó orou por seus amigos.

“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” Jó 42.10


“O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início.” Jó 42.12

“Também teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração” Jó 42.13-16

Jó estava curado e tudo se fez novo em sua vida, até mesmo o fato de somente os filhos homens receberem herança foi inovado por ele e também suas filhas a receberam.

E Deus nos deu o grande presente de podermos conhecer os nomes das suas filhas. 
Cada nome nos mostra grandes lições em seus significados para aplicarmos também em nossas vidas com Cristo.

JEMIMA Significa "pomba".
* "Trata-se, sem dúvida, de um nome muito bonito, que carrega consigo a simbologia da pomba - ave sagrada que representa o Espírito Santo e que é o principal símbolo da paz, especialmente em decorrência do fato de ela trazer um ramo de oliveira no bico anunciando a Noé que o Dilúvio havia acabado."

O Espírito Santo é nosso ajudador, conselheiro, nos guia em toda verdade. É Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.” João 14.26

Que venhamos deixar o fruto do Espírito Santo fluir em todas as áreas de nossas vidas.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Gálatas 5.22-25

QUÉZIA Significa “perfumada”.

* "Tem origem no nome hebraico Kesiah, o qual, por sua vez, origina-se nos termos também hebraicos Kiddah ou qetziáh. Essas palavras nomeavam um tipo de madeira que possuía um cheiro bastante agradável utilizada na confecção de fragrâncias e perfumes, e por isso receberam o significado de “perfume”."

Que a fragrância do conhecimento de Cristo esteja sempre fluindo em nossas vidas e assim o bom perfume Dele seja exalado por onde quer que andarmos e seja percebido até mesmo nas pequenas coisas. Tudo para a glória de Deus.

“Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida. Mas quem está capacitado para tanto? Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando a algum lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.” 2 Coríntios 15-17
 
QUÉREN-HAPUQUE Significa “olhos que brilham”, “olhos esplendorosos”.
* "Quéren-Hapuque é um nome feminino formado por duas palavras hebraicas: qaran, que significa "brilho, esplendor" e puk, que significa "antimônio" - uma substância que era usada como sombra (maquiagem) para os olhos e/ou cílios e está associada à cor, de modo que da sua junção resulta o significado “olhos que brilham”." 
Assim como nós protegemos nossos olhos que é a lâmpada do nosso corpo, Devemos valorizar o evangelho da Salvação, pondo em prática os ensinamentos de Cristo.

“Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz.” Mateus 6.22

“Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos.” Provérbios 7.12

Quando obedecemos a Cristo ficamos debaixo da proteção de Deus.

Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? (Hebreus 2.3,4)

“Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas” Salmos 17.8

 “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 
 1 Coríntios 2.9


Que Deus vos abençoe!
Neiva Silva


* Os significados nos nomes das filhas de Jó foi extraído do site: www.dicionariodenomesproprios.com.br

20 comentários:

  1. A Paz do Senhor minha grande amiga e irmã em Cristo.
    Neiva, que maravilha essa revelação do SENHOR através desta mensagem. Deus conhece o que cada um de nos necessita e, realmente cuida dos seus.

    "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento." 2 Coríntios 2:14

    Exaltemos o nome do nosso Senhor Jesus, o Salvador! Aleluia!

    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu amigo e irmão em Cristo pastor Ismael.
      É verdade meu amigo, Deus cuida de tudo e somos abençoados por confiar Nele.

      “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” Hebreus 10.35
      Deus é tremendo!
      Honras e glórias ao Senhor Jesus! Aleluia!

      Abraço fraterno meu amigo pastor Ismael!


      Excluir
  2. Ouvi certa vez uma irmã dizer:"Nós precisamos aprender sofrer."
    Aprender sofrer significa ter paciência nos momentos de provação,é saber que uma hora tudo passará,pois nada tudo para sempre.
    Eu já sofri muito por estar sofrendo mas hoje aprendi a esperar no Senhor.Tenho aprendido a estar contente em toda e qualquer situação.Também sei que há uma lição a ser aprendida em tudo que nos acontece e são estas lições que nos fazem viver com mais intimidades com o Senhor.
    Aprendi com CRISTO que Deus sempre vai estar comigo seja qual for as lutas que eu tiver que enfrentar.
    Não podemos caminhar pensando que o que Deus tem que fazer é tirar os sofrimentos mas sim ter a certeza que Ele está conosco.Disse e repito:Ele poderia ter impedido que aqueles que jovens fossem lançados na fornalha de fogo mas Ele não fez isso.Se isso acontecesse como Deus seria exaltado?
    As bençãos que veio sobre a vida de Jó foram divinas!Deus abençoou a Jó de todas maneiras,muito mais do que ele podeira imaginar.
    Você nos trouxe uma mensagem abençoadora,Neiva.
    Não sabia dos significado dos nomes das filhas de Jó.Fiquei deslumbrada em como O Espírito conduziu seu coração para aplicar juntamente com os versículos.
    Como Deus é maravilhoso!

    Que seu dia seja muito abençoado e cheio da paz de Cristo.
    Abraços em ti,preciosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é preciosa amiga, Jesus nos alertou que no mundo teremos aflições e nos disse para termos bom ânimo. E sabemos que é Ele que nos garante a vitória né mesmo?! Que permaneçamos firmes nessa confiança e a Ele seja dada a glória.
      O Senhor nos diz: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” Romanos 12:12
      O exemplo de Jó ajuda muito a fortalecer a nossa fé.

      O que me chamou atenção para escrever esta mensagem foi justamente o fato de somente os nomes das filhas de Jó serem citados no texto e também por elas receberem herança, daí fui estudar sobre o assunto, pedi a direção do Espírito Santo e nasceu esta mensagem.

      Linda semana pra você!
      Grande abraço querida amiga!

      Excluir
  3. Olá Neiva
    Muito boa a reflexão aprendi muito.

    Abraços
    Irene

    ResponderExcluir
  4. A paz irma Neiva gosto de mais da passagem de Jó podemos sempre nos espelhar nesta passagem, e pensar se ele passou nos podemos passar tambem, quero dizer por lutas por provas, pois o que ele passou muitos de nos hoje eu acho que nao iam passar, fica na paz e que Deus continue lhe usando cada dia mais nestas reflexoes que inpirada por Deus tocam em muitos coraçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz missionário Denilson!
      Boa sua colocação! O livro de Jó nos faz REFLETIR que a pessoa mesmo sendo um cristão passa por situações difíceis. Pois há quem pense que o cristão está isento de passar por lutas.
      Vamos lembrar o que a Bíblia nos diz:
      “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Mateus 5.45
      Por isso é muito importante estar debaixo da proteção do Senhor. Ele nos diz assim: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.” Salmos 34:19
      E Jesus nos diz mais:
      “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25
      Portanto vamos confiar no Senhor e viver na presença Dele.
      Que Jesus continue te abençoando meu amigo.

      Excluir
  5. Olá Neiva
    Ótima postagem, gostei de conhecer o significado dos nomes das filhas de Jó. Deus te abençoe sempre. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva!
      Que bom que gostou!
      Que Jesus te abençoe cada dia mais. Bjs!

      Excluir
  6. Graça e paz Neiva Silva, Muito boa mensagem bem clara e de fácil entendimento que Deus continue te usando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Janilson
      Que bom tê-lo por aqui. Obrigada por colocar meu banner no seu novo site.
      A nossa parceria continua por aqui também.
      Forte abraço meu amigo!

      Excluir
  7. Neiva muito bom o post, maravilhosos os significados das filhas de Jó, é sempre bom aprender,beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Deus é maravilhoso não é mesmo Lucimar?! Tudo que Ele nos mostra em Sua Palavra tem propósitos. E cada dia queremos aprender mais e mais de Deus.
      Que Jesus continue te abençoando querida. Bjs!

      Excluir
  8. Neiva, querida que lindo e abençoando poster. Amei. Que lição a história de Jó sempre trás para nós. Deus é bom e fiel e deu a ele mais 03 filhas lindas e preciosas, amei conhecer o significado do nomes delas. Um bom, feliz e abençoando final de semana e inicio de um novo mês. Eu te amo e Deus ainda mais. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida amiga Nal!
      É verdade, a história de Jó nos faz aprender mais e mais sempre que passeamos por ela.
      Que Jesus te abençoe todos os dias de sua vida. Bjs!

      Excluir
  9. Hoje aprendi o significado destes nomes,e a vida de Jó é um exemplo para nos.Lindo texto edificante.
    Um beijo amiga.
    http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre aprendemos quando meditamos no livro de Jó.
      Beijos querida amiga Lady.

      Excluir
  10. Graça e paz Neiva Silva
    Estava lendo as meditações do texto das filhas de Jó,muito importante e a vida de Jó tb aprendendo mais e mais.
    Só que agora percebo que faz tempo não houve mais comentario da sua parte.

    Que Deus lhe abençoe muito.💝
    Ladijane Lyra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Ladijane!
      Que bom que esta mensagem te tocou.
      Faz um tempinho que não posto nada, mas em breve estarei por aqui com uma nova mensagem.
      Te agradeço pelo carinho da sua visita e comentário.
      Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua família!
      Graça e paz!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...