terça-feira, 23 de junho de 2020

Tempo de afastar-se de abraçar

Depois de algum tempo sem postar, aqui estou para abordar um assunto que tem impactado as nações nestes últimos meses... PANDEMIA.

Pois é, estávamos todos nós seguindo nossas vidas normalmente quando de repente somos impactados com esse acontecimento global. E logo somos obrigados por esta nova circunstância a darmos um STOP em nossos planos. Isso tem sido sinônimo de mudanças radicais na rotina de muitos. As pessoas tiveram que entrar em confinamento domiciliar. Empresas e comércio tiveram que parar seu funcionamento ou passaram a funcionar com restrições para evitar maior número de contágio e assim o sistema de saúde não entrar em colapso com muitos doentes ao mesmo tempo.


Nestes dias de distanciamento social ir e vir tem sido tão delicado, o uso de máscaras e a higienização das mãos são recomendações vitais, onde cada um fazendo sua parte ajuda a si e a seu próximo nessa luta contra o vírus. Esperamos a descoberta de uma vacina e/ou um remédio eficaz para que tudo isso acabe logo e voltemos as nossas rotinas normais. E enquanto isso não acontece temos que nos readaptar num novo modo de agir.

Em meio a tudo isso, uma situação que tem chamado minha atenção é que há resistência por parte de alguns cristãos (poucos) quanto ao uso da máscara e praticar o distanciamento por manter firme sua confiança em Deus. Eu até entendo este ato de fé, mas temos que nos lembrar que estamos todos sujeitos aos males deste mundo, e quando pudermos evitar que o mal nos sobrevenha, e termos recursos para isso, devemos usá-los. “Porque Ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.” Mateus 5:45

Lógico que é Deus que nos guarda de todo mal, mas devemos ter uma fé inteligente. Quando o inimigo tentou ao Senhor Jesus, ele disse: “se tiveres fé lança-te daqui abaixo”... O Senhor Jesus poderia ter dito que mostraria que Deus o guardaria, porém respondeu... “Não tentarás ao Senhor teu Deus” e não aceitou a afronta do inimigo. (Mateus 4:1-13)

O livro de Provérbios nos mostra...

“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” Provérbios 27:12

O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena.” Provérbios 22:3

Homens prudentes – aqueles com descrição e sabedoria – enxergam o perigo adiante e assim o evita. Eles não querem ser feridos e, por isso, mudam o seu curso. Homens simples – os tolos e apressados – prosseguem sem cuidado e se machucam. Envolvidos pelo momento, eles deixam de proteger seu futuro. Esta regra é tão importante que tem uma referência gêmea idêntica - Pv 27:12 / Pv 22:3)  

Referência: http://folhanobre.com.br/2018/02/22/proverbios-223-o-avisado-ve-o-mal-e-esconde-se-mas-os-simples-passam-e-sofrem-a-pena/87168            

Isso é só uma fase, e enquanto ela não passa, vamos agir com prudência.


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu... tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar”  Eclesiastes 3:1 e 5

E cessaram-se os abraços e cumprimentos com beijinhos... Devemos enfatizar que a Palavra de Deus se cumpre, e quando vemos pessoas perguntarem...“onde está Deus que não vê estas coisas para nos livrar?” Percebemos que quando não conhecemos a  Deus pensamos e falamos coisas que fogem da verdade bíblica. Mas Deus quer se fazer conhecido por aqueles que querem o conhecer.

 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.  Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei.  Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração.  Serei achado por vocês”  Jeremias 3.11-14

Sim, Deus quer se deixar ser achado por cada um de nós e para isso temos que nos aproximar dele com um sincero coração.

É muito triste sabermos que milhares de pessoas em todo o mundo morreram nesta pandemia, e aí imaginamos quantas delas aproveitaram a grande oportunidade que Deus deu de se fazer conhecido delas. Não sabemos, mas para nós que estamos vivos... Ele está sempre de braços abertos para nos receber, e para isso precisamos abraçar, ainda em vida, a oportunidade que Ele nos dá.

“Se é  para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.” 1 Coríntios 15:19

Não queira ter a Cristo somente para esta vida, mas o queira para a vida eterna. Hoje estamos aqui, mas não sabemos o dia que morreremos, e estarmos vivendo a Palavra de Deus e deixarmos que ela flua em nossas atitudes, boca e coração é um importante passo a ser seguido por aqueles que confessam que Jesus Cristo é o seu Senhor.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o qué verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:7,8

Não é nenhuma novidade esta situação de pandemia que estamos presenciando, pois o Senhor Jesus já havia nos alertado que haveria pestes e fome no mundo. Vale lembrar que a  humanidade não será exterminada desta maneira, a misericórdia de Deus não se extinguiu. Mas devemos nos lembrar que pessoas estão morrendo, e sem Cristo, então não devemos vacilar, e sim aproveitar a oportunidade que Deus dá, pois a hora de arrepender-se e crer no evangelho é HOJE, e JÁ.

Neste momento de crise que a humanidade está passando é necessário uma reflexão, pois o que temos visto são pessoas que tem dado mais valor as coisas materiais e sentimentais do que a vida. A vida é um bem precioso dado por Deus e até nosso último suspiro devemos nos voltar para aprender e praticar os ensinamentos de Cristo que se resume em AMOR.

Sempre que saímos para evangelizar e falamos o versículo João 3:16    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” a maioria dos evangelizados a recitam juntamente conosco, pois é um versículo bem conhecido, mas apenas conhecê-lo não é o suficiente, e sim crer e receber o Filho amado de Deus, e essa aceitação é validada enquanto estamos vivos, depois que morremos não haverá interseção, reza ou oração que nos dê acesso a vida eterna. Portanto HOJE é o dia de ser salvo (2 coríntios 6:2) enquanto é dia, ou seja, enquanto estamos vivos devemos confessar a Cristo como nosso Senhor e Salvador e andar em sua Luz.

 “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9:4

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

Valorize o lindo Amor de Deus. E lembre... Ele nunca nos abandonou e nada está fora do controle Dele.

Que Deus vos abençoe!

Neiva Silva


29 comentários:

  1. A paz Neiva,uma ótima reflexão e bom para que muitos vejam e reflitam que devemos fazer a nossa parte, e Deus ira fazer a dele, Deus continue lhe usando cada vez mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Deno!
      Grata por você expressar sua opinião.
      Que o Senhor Jesus continue te abençoando!

      Excluir
  2. Olá Neiva
    Que alegria ler suas postagens novamente. Estamos vivendo tempos trabalhosos, que o Senhor nos ajude sempre. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por isso devemos colocar sempre nossa confiança em Deus.
      Bjs Lú!

      Excluir
  3. Oi querida Neiva. Começo aqui dizendo que estava e estou com saudade de seu cantinho e de suas visitinhas no meu cantinho. Bom que voltou aqui. Em um tempo que só nos resta além do cuidado muita reflexão. Olhar para o alto e ver que temos um Deus criador que em sua misericórdia e soberania nos chama a.uma razão. E esta é de estamos perto dEle. Pelo seu imenso amor por nós. Que todos reconheçam isso. Bjs querida. Poste sempre. Bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!
      Grata por seu incentivo. Breve visitarei seus cantinhos e deixarei minha marquinha, eu também estou com saudades de fazer isso, ainda não fui devido às minhas demandas e aos poucos vou visitando todos os amigos.
      E concordo com suas palavras Nal... Deus chama todos os povos, por isso é importante que agucemos nossos ouvidos enquanto há tempo.
      Maravilhosa é a graça de Deus!
      Um abraço em você!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Que alegria ter sua visita e marquinha aqui. Bjs!

      Excluir
  5. A Paz do Senhor Jesus, estimada e nobre amiga em Cristo, Neiva. Que prazer enorme poder conversar com a irmã.
    Fiquei muito feliz em ver seu comentário em meu Blog (é, realmente estive parado nas postagens, mas vou voltar!).

    Neiva, uma abordagem muito oportuna, inclusive com os detalhes observados no dia a dia, observações que concordo e também tenho notado. Contudo, e com todos os processos de 'manter a vida'; eu creio, Deus continua no controle e se ELE permitiu ELE mesmo sabe o momento de tudo normalizar, mas no momento dEle. Nós, como filhos(as) obedientes, devemos nos cuidar e "não tentar o SENHOR nosso Deus".

    Ótimo post.

    Que Deus abençoe você e toda família.

    abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo pastor Ismael!
      Que alegria saber que você está bem! Glórias a Deus!
      E que bom que você vai continuar o trabalho no seu blog, eu também deixei de postar por uns meses, mas aqui estou de volta.
      Meu amigo, eu sou muitíssimo grata por você expressar aqui a sua opinião sobre o assunto abordado.
      Que Deus continue abençoando você e a sua família.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Bom dia e paz pra você,querida e abençoada irma.

    Confesso que eu tenho evitado tocar nesse assunto. Sei lá,não quero que respingue em mim..kkkkkkk.Não é medo,eu quero distancia dessa coisa.
    Mas de uma coisa eu sei: DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO. O trono não está vazio,O SOBERANO REI está assentado nele,reinando sobre tudo e sobre todos.
    Deus está permitindo tudo isso para que nos voltemos à Ele com sincero arrependimento e mudança de vida.Estamos presos em casa,temos tempo de sobra e o que estamos fazendo com esse tempo?! Você usou o versículo de Eclesiastes onde diz que há tempo para tudo e está super certo porque essa é a palavra de DEUS.Para nós que somos cristãos é impossível não ver DEUS nos chamando para uma RECONCILIAÇÃO com Ele e com os homens. A cruz nos mostra o vertical e o horizontal,ensinando que há algo que foi feito e que nós também devemos fazer. Reconciliar é fazer as pazes. Devemos tratar imediatamente de nos reconciliar com todos porque ninguém sabe o que o dia,o próximo minuto nos reserva.

    Ontem eu ouvi uma certa criatura falando que aqueles que não estão fazendo uso adeuqado das máscaras não tem mae.Infelizmente naquela hora eu ri porque ele falou de um jeito muito engraçado. Nas mensagens que ouvimos no INSTITUTO VIDA PARA TODOS (quando puder faça uma visitinha),os irmãos usaram uma passagem que fala das pestes que foram enviadas ao egito onde o povo de israel deveria FICAR EM CASA e marcar a porta com sangue. Aquele que não marcasse a porta com o sangue e saísse de casa seria morto. Isso se chama ODEBIÊNCIA. Devemos sim obedecer em tudo,orando em todo o tempo. Se é preciso usar a máscara temos que usar,sim. Sabe,Neiva,muitas vezes ficamos esperando DEUS revelar coisas maravilhosas demais mas não obedecemos nas coisas mínimas. Temos que nos atentar para essas pequenas coisas,isso é ser cristão.

    Uma irmã muito abençoada me ligou para ter comunhão. Eu falava e ela também contava suas experiências. Nesse dia eu estava me sentindo exausta demais,não tinha desfrutado do Senhor, nem me alimentado adequadamente com a sã palavra,daí falei que eu queria que tudo isso que estamos vivendo com a pandemia passasse logo,tamanha foi a minha vergonha quando ela disse que nós não podemos almejar que tudo isso acabe logo para TUDO VOLTAR como era antes porque essa não era a vontade do Senhor. Querer que TUDO VOLTE como era antes?! Não! Devemos pedir um novo COMEÇO,novas coisas,nova vida,novo relacionamento com DEUS e com os homens,pedir para estar em outra dimensão, pois é lá,na outra dimensão nada disso nos tinge e nos tira do foco.

    Daí me perguntei intimamente como estava meu relacionamento com o Senhor.Se tudo voltasse como era antes seria bom para mim?!Minha vida com DEUS estava adequada? Eu estava vivendo em santidade ao Senhor?!
    Percebi que preciso de UM NOVO COMEÇO...
    E DEUS começou a me sarar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz preciosa amiga!

      Muito edificante seu comentário, bom para refletirmos...

      Tenho visto e ouvido atitudes absurdas durante esta pandemia, lógico que por um lado há muita mobilização de amor e compartilhamento, porém por outro lado a intolerância e o egoísmo ainda se faz presente. Será tão bom que tiremos desta situação verdadeiros aprendizados, mas o fato é que poucos aprenderão a fazer desta situação um novo começo.

      Que tenhamos ouvidos para ouvir a mensagem de Cristo que a todo tempo é cheia de esperança, redenção, amor e Salvação.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá Neiva querida



    Que beleza de postagem... Também acredito que tudo tem seu tempo... Vamos esperar que tudo isso passe logo e que nós consigamos tirar uma preciosa lição para nosso futuro.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani
      Concordo...sempre é bom tirarmos preciosas lições das situações adversas.
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Olá Neiva!
    Gostei muito de te ler! Belíssimos textos.
    Na verdade há tempo para tudo. Mas agora estamos num tempo em que tudo tem que ser visto com sensatez!

    Deixo um abraço e um feliz fim de semana!
    A.S.

    ResponderExcluir
  9. Oi Neiva querida

    Hoje quero deixar um abraço e desejar uma semana cheia de amor, felicidade e grandes realizações.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  10. Oi.Neiva,você reduziu a marcha,né...kkkkkkkkkkkkkk
    Só não pare.Se você está precisando,descanse,mas não pare.
    É que eu sou muito egoísta,quero você sempre comigo nesse abençoado mundo virtual.
    Aquele abraço em você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Preciosa amiga
      Na verdade estou precisando descansar, só não estou achando é tempo para isso kkkk
      Em breve teremos um post novinho por aqui, pode aguardar.
      Sou muito grata por seu carinho.
      Receba meu abraço!

      Excluir
  11. Ou Neiva querida. Aguardando vc com novas postagens. Passando aqui para dizer que estou com saudade viu. Bjs querida. Fica na Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que vc era carinhosa somente comigo. Ah!
      Brincadeirinha,Nal! Também sinto falta das postagens da Neiva!

      Excluir
    2. Deus me presenteou com verdadeiras amigas como vocês.
      O que seria de mim sem vocês?!
      Grata a Nal e a minha preciosa amiga pelo carinho.

      Excluir
  12. Oi Neiva passando aqui para te desejar uma semana de muita paz. Saudades viu. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Querida. Saudades de você. Vim aqui te dá um abraço. Esperando novo pôster. Bjs

    ResponderExcluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...