quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Você consegue perdoar?


Ouvir os noticiários em nossos dias tem sido um desafio a nossa sensibilidade, pois há tantas notícias ruins que nos causa indignação. E quando não somente os noticiários, mas também nós e as pessoas a nossa volta tem sofrido com as atitudes desumanas de quem só quer levar vantagens, não se importando com o quanto o outro sofra, tem causado na sociedade uma sensação de impunidade levando muita gente a não ter misericórdia e a desejar que o infrator pague com muito rigor. Situações como estas me traz a memória a história de Jonas. Deus havia designado uma missão para ele de ir a cidade de Nínive pregar contra ela porque sua maldade não estava oculta aos olhos do Senhor. A princípio Jonas desobedeceu a Deus, se desviando de fazer aquilo que lhe fora ordenado, porém Deus tratou com ele de tal maneira levando-o a obedecê-Lo.  Então Jonas entrou na cidade proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída". Jonas 3.4
Acontece que aquele povo deu crédito a palavra que Jonas anunciou e se arrependeu de suas maldades voltando-se para Deus que é misericordioso, e assim alcançaram perdão.

Ao saber que Deus perdoou o povo daquela cidade Jonas se indignou, pois ele sabia que aquele povo era muito mal e ele queria que acontecesse exatamente o que ele havia anunciado para aquele povo.  Por esse motivo que Jonas a princípio não quis obedecer a Deus, pois ele sabia que Deus é cheio de misericórdia e amor, e que num simples gesto de arrependimento daquele povo Deus teria compaixão deles.
E Jonas saiu dali e sentou-se ao oriente da cidade para ver o que aconteceria a ela. Deus fez nascer um pé de aboboreira fazendo assim sombra para Jonas, o qual ficou muito feliz com a plantinha, porém no dia seguinte Deus enviou um germe que fez a planta morrer e Jonas ficou triste por causa da planta desejando até mesmo a morte.  Então Deus o fez ver que ele ficou triste por causa de uma planta que ele nem sequer regou, quanto mais Deus ficaria triste se aquele povo que Ele criou perecesse sem chance de se arrepender de suas maldades.


Sabemos que é muito difícil perdoar, principalmente quando sofremos o agravo. Mas quer queiramos ou não Deus é misericordioso, e por sermos filhos de Deus é também gerada em nossos corações a misericórdia. Quando ficamos sem palavras diante de tanta maldade o melhor a fazer é orar e por onde quer que passarmos devemos exalar sempre a fragrância do conhecimento e do amor que temos de Cristo. Pois a vontade de Deus é que amemos nosso próximo. Devemos manter longe de nós qualquer sentimento de ódio ou vingança, a missão do cristão é levar o evangelho da paz a aqueles que ainda estão fora da presença de Deus.

Quem nunca ouviu alguém dizer em forma de critica: “depois que esta pessoa fez tanto mal ao seu próximo agora diz estar arrependida e passou a ser um cristão”.
Devemos compreender que assim é a graça. O Senhor Jesus “veio para salvar o que se havia perdido”. “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes.”

Em Cristo não há injustiça alguma, mas sim amor e bondade. Mesmo que uma pessoa tenha dedicado sua vida inteira para Cristo e a outra pessoa depois de viver uma vida inteira tortuosa e no meio ou no final de sua vida voltar-se para Cristo, ambas serão alcançadas por Sua graça. Lógico que o quanto antes estivermos em Cristo melhor, pois não sabemos o dia em que morreremos e se morrermos em pecado pereceremos eternamente.

Que nunca venhamos a querer fazer justiça com nossas próprias mãos, a justiça dos homens existe para ser cumprida. (Romanos13.1-5)

Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 
1 João 5.19
O mundo está um caos, mas tudo poderia ser pior se não fosse o amor, a misericórdia e a clemência de Deus.

Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor. Salmos 33.5

Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu Sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. Jeremias 9.23-24


Que Deus vos abençoe!
Neiva Silva

22 comentários:

  1. Paz do Senhor Jesus grande amiga em Cristo. Que Benção de mensagem.

    Que possamos a cada dia aprender a Perdoar pois o não perdoar pode trazer consequências terríveis. E ainda, examinando as Escrituras, encontramos uma Grande Verdade:

    “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15

    Deus tenha Misericórdia de nós!

    abraço fraterno irmã em Cristo Neiva

    Abraço a todos Familiares
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo pastor Ismael, a Paz do Senhor Jesus!
      Glórias a Deus por suas palavras, grande verdade.
      Sim, que Deus tenha misericórdia de nós!
      Grande abraço estendido também aos seus familiares!

      Excluir
  2. Que bela postagem!
    É sempre bom ler aqui.
    Ótimo fim de semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa agradável é sua visita aqui!
      Ótimo final de semana para você também! Bjs!

      Excluir
  3. Nessa noite de final de Domingo
    Venho carinhosamente desejar uma semana abençoada.
    Vamos sim nos unir para receber as
    benção de Natal..
    Estamos vivendo um momento de grande tenssão
    nesse mundo onde Deus semeou um mundo de amor,
    Mas vem sempre a deseperança
    mas com fé tudo pode ter um final feliz.
    Um carinhoso abraço.
    Até breve.
    Beijos no coração.
    Evanir.

    Obrigada pelo carinho..Deus é Deus.
    Fio feliz quando percebo uma irmã em Cristo no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evanir!
      Eu que agradeço sua carinhosa visita.
      É verdade, que nunca percamos a fé.
      Excelente semana para você querida amiga.
      Receba meu abraço!

      Excluir
  4. Olá Neiva
    O perdão liberta, linda postagem. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Neiva.Tudo bem contigo?
    Vim te dar boa noite e dizer que já,já estarei aqui comentando suas coisas...vou ver se gosto....rsrs.
    Que nada,tudo aqui edifica minha vida.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está tudo bem comigo e agora melhor ainda que você me alegrou com a sua visita e tirou um sorriso do meu rosto rsrs.
      Grande abraço em você preciosa amiga!

      Excluir
  6. Perdoar não é facil, mas é necessario,pois se quisermos que Deus nos perdoe também precisamos perdoar.

    O perdão é libertador e curativo faz bem primeiro a nos mesmo e depois ao nosso próximo.

    bjao pra vc

    ResponderExcluir
  7. Ai,Jonas,que coração!Ainda bem que ele se arrependeu e DEUS pôde agir por meio do seu arrependimento.Assim deve ser nosso coração.Em nós não habita bem algum,todos fomos concebidos em pecado mas a graça chegou até nós por meio de Jesus Cristo.Só Cristo pode fazer com que nosso coração aprenda a perdoar.Ter um coração que sempre se arrepende,que perdoa é fruto de uma vida de busca e consagração.O Espírito está em nós,agindo dentro do nosso ser,falando ao nosso coração todos os dias basta atentar-nos para Sua voz e fazer o que nos é ordenado.Quando percebemos que se não perdoarmos as ofensas que sofremos também não seremos perdoados pelo autor da vida nasce em nós há uma grande necessidade de clamar por um coração segundo o coração de DEUS.

    "Se tu olhares Senhor
    Pra dentro de mim, nada encontrarás de bom
    Mas um desejo eu tenho
    De ser transformado
    Preciso tanto do Teu perdão
    Dá-me um novo coração.

    Ensina-me a amar o meu irmão
    A olhar com Teus olhos, perdoar com o Teu perdão
    Enche-me com Teu Espírito
    Endireita os meus caminhos
    Ó Deus, dá-me um novo coração"

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por experiência própria concordo contigo preciosa amiga quando você diz: 'só Cristo pode fazer com que nosso coração aprenda a perdoar'. Porque há momentos na vida de um ser humano que somente aprendendo com Cristo que é "manso e humilde de coração" (Mt 11.29) é que conseguimos liberar um perdão puro e sincero, onde o ressentimento é completamente dissipado.
      Bem lembrado o hino "coração igual ao Teu", amei!
      Grande abraço preciosa amiga!

      Excluir
  8. Oi Neiva que bom é vim.aqui no seu cantinho e receber alimento espiritual estamos sempre precisando aprender a perdoar à quem nos ferem e até a nós mesmos qdo sem querer erramos. Bjs querida Amo vc e Deus ainda mais

    ResponderExcluir
  9. Verdade Nal, ao perdoamos e pedirmos perdão colocamos em prática o que temos aprendido com Cristo.
    Sempre muito grata pelo seu carinho querida amiga. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Neiva que post mais perfeito e super explicado! Foi o melhor e mais detalhado que li até agora sobre essa passagem. Que Deus continue te dando inspiração para peopagar a Palavra caxa dia mais e mais! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiele! Que bom que gostou do post.
      Desejo a você também muitas inspirações. Bjs!

      Excluir
  11. Gosto muito de vir aqui.
    Por isso não paro de seguir
    seu blog. Pena que vc não
    segue o meu...

    Bjs.



    ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Silvio já faz muito tempo que sigo seu blog, bem antes de ter a opção de comentários, sempre eu ia lá ler seus textos e deixar uma marquinha em “UMA VEZ FLAMENGO...(1)” rsrs
      Mas eu te perdoo por você não perceber que já sigo seu blog rsrs
      Fico muito feliz quando te vejo por aqui.
      Um abraço!

      Excluir
    2. É verdade. Sou merecedor e isso me
      honra, do seu carinho e do seu perdão.
      Um beijo e, antes que eu me esqueça;
      eu tinha tirado o direito das pessoas
      comentarem os meus textos por estar
      cansado de expurgar a maldade escrita
      por homens que, diferentemente do que
      eu penso, achavam que eu queria conquistar
      as mulheres que por lá apareciam. Eu,
      Neiva, não sou santo e esse propósito (de
      ser santo), nunca foi o meu, mas respeito,
      não só a elas, mas a qualquer pessoa que
      perder seu tempo lendo as bobagens que eu
      escrevo. Para alguns, felizmente somente
      três eu escrevo "porcaria", mas para mim,
      mesmo, escrevo verdadeiras obras de teatro.

      Desculpe o desabafo, mas só você, por
      enquanto, deu-me esse direito.

      Um beijo, feliz natal e obrigado pelo
      presente de sua amizade.

      silvioafonso

      .

      Excluir
    3. Curiosidade não faltou, então está explicado.
      Acreditar na sinceridade do ser humano é um diferencial, e eu acredito na sua.
      Muito bom poder ouvir seu desabafo, pode contar com a minha amizade.
      Boas festas pra você e sua família!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...