quinta-feira, 26 de março de 2015

O bom e o mau uso da língua



“Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.”   Tiago 3:4-6

O leme é um dispositivo de controle da direção de embarcações ou aeronaves. Leme ou timão simboliza responsabilidade”.
“O timão simboliza responsabilidade porque quem o tem em suas mãos é capaz de dirigir a própria vida com prudência, e de orientar e guiar também outras pessoas, remetendo a uma posição de comando.” 

Quando nossa língua é comparada a um leme, isso nos remete a responsabilidade que temos de controlar nossa própria língua, pois muitas vezes somos reconhecidos por aquilo que falamos. E com o nosso falar podemos orientar e guiar pessoas para caminhos de prudência e vida ou para caminhos de insensatez e morte.

A língua é um pequeno órgão que pode causar grandes males, pois com ela também cometemos iniquidades. Assim como uma pequena faísca de fogo pode incendiar uma floresta, com nossa língua podemos causar contendas, destruir amizades e relacionamentos. Com nossa língua destruímos também a nós mesmos, pois nossos atos sempre nos trazem consequências.

Muitas vezes acontecem situações onde não temos o conhecimento de como ocorreu um fato, ou de quem o cometeu, mas a tendência do ser humano é sair falando sem pensar. No entanto devemos ter cuidado para que com a nossa língua não venhamos a difamar, caluniar, julgar, espalhar boatos, murmurar contra Deus, etc.

Por isso é imprescindível pensar antes de falar. Pois quando se fala o que não se deve, pessoas são prejudicadas tanto fisicamente quanto espiritualmente. Se nosso coração está moldado na Palavra de Deus, que só nos ensina a amar, devemos então liberar esse amor. Assim como uma mesma fonte não jorra água doce e água amarga, nossa língua não deve amaldiçoar, mas sim abençoar.

Ouvir a Palavra de Deus e não a praticar é insensatez. Naquele grande dia nós seremos julgados pelos nossos atos e não pelo nosso conhecimento, de que adianta conhecer e não praticar? Omissão também é pecado.   


“Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.”  Mateus 7:26

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”  Mateus 12:36-37
Não devemos ser como um sepulcro caiado que por fora é belo e por dentro há podridão.
Nossos pensamentos devem ser agradáveis a Deus.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”  Provérbios 4:23

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6:45
Devemos orar sempre ao Senhor e pedir sabedoria a Ele.

“Ó SENHOR, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo! Não permitas que o meu coração deseje fazer o mal, nem que eu ande com os que são perversos ou tome parte na maldade deles. E que eu nunca esteja presente nas suas festas!  Salmos 141:3,4

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”  Tiago 1:5
Que haja sempre o fruto do Espírito Santo fluindo através de nós e a bondade habite em nossos corações, e de nossas bocas fluam sempre palavras que produzam fé, esperança e amor.
Que palavras de maldições fiquem longe de nossas bocas, pois Deus nos chamou para amarmos uns aos outros e onde há amor, não há motivo para amaldiçoar, mas sim para abençoar.
Que nossa língua seja usada para engrandecer a Deus.

Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” 
Colossenses 3:16

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.  Colossenses 4:6

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17

Deus vos abençoe!

Neiva Silva

12 comentários:

  1. Uma Reflexão forte mas abençoada por Deus pois sei que saiu do coração de Deus direto para os nossos corações. E que Deus continue lhe usando cada dia mais Irma Neiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Missionário Denilson.
      Podemos ver que o Senhor cuida de tudo, Ele nos deixou nas Escrituras toda a orientação, pois Ele conhece nossas fraquezas e não quer que nenhum de nós se perca, para isso basta fazer conforme Ele nos instrui em Sua Palavra.
      Paz e graça!

      Excluir
  2. Lindas Palavras de reflexão,é sempre bom escutar a palavra Deus !

    Que deus te abençoe ♥
    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ao ouvir a Palavra Micheli temos fé e esperança renovada.
      Que Jesus te abençoe!
      Bjs!

      Excluir
  3. Neiva, querida, que Deus continue abençoando sua vida e que muitos pôster como esses com mensagem abençoadas que edificam vc compartilhe sempre conosco. Uma noite cheia de paz Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Nal! Que o Espírito Santo de Deus que sempre nos guia em toda a verdade, inspire a cada um de nós para que assim anunciemos incessantemente a preciosa Palavra.
      Beijos amiga!

      Excluir
  4. Que palavra!

    O livro de provérbios fala muito sobre esse assunto.
    O autor sempre chama atenção daquelas pessoas que tem o hábito de falar demais,de caluniar,de se meter na vida alheia.
    É mesmo impressionante como um órgão tão pequeno pode fazer tantos estragos.MISERICÓRDIA!
    Salmos 141,diz:-Senhor, guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.
    Não sei quanto a você mais eu já falei muito quando o momento me pedia silêncio;eu deveria ter ficado calada mas falei,falei e falei.
    O bom é que percebi minha insensatez e pedi socorro ao Senhor.
    Ele me fez meditar nesse palavra:Se alguém não tropeça no falar é perfeito...
    Você não faz ideia de como já chorei ao ler essas palavras,Neiva.
    Sabe quando uma situação vem à tona e tudo o que a gente precisa fazer é calar mais aí a gente fala e fere alguém sem querer ?
    Pois é,isso já aconteceu comigo.A situação foi resolvida mas fica sempre uma barreira e essa só Deus pode remover.
    Deus é grande e poderoso mas devemos saber ficar calados e falar somente no momento adequado.
    Aos poucos vou aprendendo.A obra que Ele começou em mim Ele a de terminar.
    Estou em união com mais duas irmãs e nós temos buscado doçuras no falar.Temos pedido a Deus que faça de nós mulheres dóceis,com um falar gentil,educado,temperado com o Espírito.
    Somos princesas,nosso Pai é O REI e Ele não agrada nada,nada em ver Suas filhas falando abobrinhas,levantando calunias,gritando e usando a boca para murmurar.Nossa boca também é dEle.
    Ele nos comprou,somos somente dEle;tudo em nós pertence a Ele.
    Nossos lábios devem apenas servir para edificar vidas,falar Cristo para as pessoas e louvar ao Soberano Rei da terra.

    Parabéns mais uma vez,minha irmã.
    Deus te dê muita paz e vida!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer com qualquer um de nós o falar na hora de calar, assim como já aconteceu comigo, pois a natureza humana se inclina para isso. Mas graças a Deus que temos o Espírito Santo que sempre nos faz lembrar do que diz a Palavra em momentos assim. Por isso é muito importante conhecer a vontade de Deus em cada área de nossas vidas, e na Palavra temos toda a instrução. Nós temos ouvido tantas mensagens bíblicas, por isso temos que almejar agora com afinco pôr em prática tudo que temos aprendido, pois para nós cristãos não é mais tempo de somente aprender, mas sim de agir. Achei tão lindo quando você disse que se uniu a mais duas irmãs e juntas estão buscando doçura no falar, temos que buscar isso todos os dias mesmo, pois situações não faltarão no nosso dia a dia para querer nos fazer pecar com a língua. Como provérbios 15:01 diz “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Estamos no mundo e lidamos com pessoas que agem e reagem de várias maneiras, há aquelas que chegam a nos tratar com indiferença ou aspereza, mas é muito importante nos mantermos na posição de falar com mansidão e doçura, pois não podemos imitar o mundo, como você disse tudo em nós pertence a Deus, então temos que ser diferente, ainda que pareça que estamos saindo perdendo ao não responder a altura, porém o mais importante é estarmos em paz com o nosso próximo, conosco e com Deus.

      Obrigada por seu edificante comentário.

      Que Jesus te abençoe e te use cada dia mais.

      Abraço!

      Excluir
  5. NEIVA, DOCE AMIGA, DEGUSTEI PALAVRA POR PALAVRA O QUE ESCREVESTE E REALMENTE SEMPRE PENSEI ASSIM, PENSO MUITO ANTES DE FALAR, ATÉ GOSTO MAIS DE OUVIR DO QUE FALAR, POIS A NOSSA LÍNGUA REALMENTE PODE SER FERINA QUANDO FALAMOS, SEMPRE PODE ESCAPAR ALGO CONDENADO POR DEUS E CAÍMOS NO PECADO. PENSO MUITO MESMO EM CERTOS MOMENTOS QUANDO VEJO QUE ESTÃO FALANDO DE COISAS QUE NÃO AGRADAM A DEUS E QUE NÃO POSSO ME CALAR. ENTÃO DIGO:::" COM LICENÇA , PRECISO FAZER ISSO...DEUS OS ABENÇOE " E ME RETIRO CALMAMENTE!
    OBRIGADA AMIGA PELAS LINDAS PALAVRAS QUE DEIXASTE NO MEU BLOG!
    TENHA UMA SEXTA FEIRA SANTA ABENÇOADA
    ATÉ DOMINGO E UMA FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção amiga. É assim mesmo que devemos agir, pois a Bíblia nos diz: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.” Provérbios 10.19
      Que o Senhor Jesus te abençoe cada dia mais.
      Tenha um lindo domingo juntamente com sua família.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi,Boa noite!
    Que benção seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, boa noite!
      Que bom que você gostou, obrigada por participar do blog.
      Bjs!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...