sábado, 4 de maio de 2013

O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO


 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”  1 Jo 2.15,16


A palavra “mundo” (kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por Satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio de Cristo. Na presente era, Satanás emprega as ideias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, sistemas econômicos, diversões, comunicação de massa, esporte, agricultura, etc., para opor-se a Deus, ao seu povo, à sua Palavra e aos seus padrões de retidão (Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1Jo 2.15,16; Tg 4.4; Jo 7.7; 15.18,19; 17.14 ).



 Por exemplo, Satanás usa a profissão médica, para defender e promover a matança de seres humanos nascituros; a agricultura para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o álcool e os narcóticos; a educação, para promover a filosofia ímpia humanista; e os meios de comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Em alguns casos, essa ação maligna é menos intensa; noutros casos, é mais. Finalmente, o “mundo” também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas, ou mornas.

Satanás é o deus do presente sistema mundano ( 2Co 4.4; 5.19). Ele o controla juntamente com uma hoste de espíritos malignos, seus subordinados.  


Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são inatamente hostis a Deus e ao seu povo e que se recusam a submeter-se à sua verdade, a qual revela a iniquidade do mundo.

O mundo e a igreja verdadeira são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás; a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ap 21.2). Por isso, o crente deve separar-se do mundo.

No mundo, os crentes são forasteiros e peregrinos (1Pe 2.11). Não devem pertencer ao mundo (Jo 15.19), não se conformar com o mundo, não amar o mundo, vencer o mundo, odiar a iniquidade do mundo, morrer para o mundo (Gl 6.14) e ser libertos do mundo (Cl 1.13).

Amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva à destruição espiritual. É impossível amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24). Amar o mundo significa estar em estreita comunhão com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfação naquilo que ofende a Deus e que se opõe a Ele. Note, é claro, que os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, à natureza, às montanhas, às florestas, etc.                                                                           
O sistema deste mundo é temporário e será destruído por Deus (Dn 2.34,35, 44; 2Ts 1.7-10; 1Co 7.31; 2Pe 3.10 nota Ap 18.2).


Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal CPAD

4 comentários:

  1. REALMENTE TODOS NÓS CRISTÃO DEVEMOS SER UNIDOS PEDIR NO COSNTANTE A SABEDORIA DE DEUS PARA QUE NÃO VENHAMOS TRAÇAR LINHAS CONTRARIAS!!!
    QUE POSSAMOS VIVER EM COMUNHÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa mensagem e muito bem escrito o seu texto, Neiva! Parabéns pelo blog e que Deus continue te inspirando a escrever.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esta mensagem faz parte do comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)

    ResponderExcluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...