sábado, 13 de agosto de 2016

Semeando a Palavra


"Existe um ditado que diz: 'Quem planta tâmaras não colhe tâmaras.' Isso porque antigamente as tamareiras levavam de 80 à 100 anos para darem os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido, porém o ditado é antigo e sábio. Certa vez um jovem encontrou um senhor de idade plantando tâmaras e logo perguntou: porque o senhor planta tâmaras se o senhor não vai colher? O senhor respondeu: se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras. Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que sirvam para todos. Nossas ações de hoje refletem no futuro." Autor desconhecido
   
Bom, eu não entendo nada de tâmaras, mas o texto acima nos leva a refletir no que o Senhor Jesus nos diz acerca do amor ao próximo.  
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Marcos 12.31  
Podemos enumerar várias situações em que devemos liberar amor ao nosso próximo através de nossas ações. Mas hoje vou falar do amor incondicional de Deus que nos alcançou e da tarefa que Ele nos designou para que também mais vidas sejam alcançadas por este amor.   
É tão gratificante quando anunciamos a Palavra de Deus e vemos os frutos. Porém muitas vezes anunciamos a mensagem de Cristo às pessoas e não temos o prazer de ver imediatamente aquelas vidas frutificando para Deus. Devemos nos lembrar de uma coisa muito importante que o texto de Isaías 55.11 nos mostra: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Portanto não devemos desanimar nunca ao lançar a preciosa semente, é o Espírito Santo que convence o homem da verdade. E para isso é necessário que a Palavra seja levada aos povos. Um planta, outro rega e Deus é quem dá o crescimento. “... o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.” 1 Coríntios 3.8  
Na ilustração acima vimos um senhor de idade que plantava tâmaras, onde ele mesmo não iria colher, o sentimento de amor ao próximo eliminou todo egoísmo que poderia dominá-lo. Anunciar a Palavra de Deus é também uma ação de amor ao próximo, pois estamos plantando a boa semente nos corações daqueles que a ouve, semente que germinará e frutificará em vidas para a eternidade com Cristo.  
“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10.13-15  
Quando a Palavra de Deus é anunciada transforma vidas, muda situações, milagres acontecem. O poder da Palavra é eficaz para destruir fortalezas, anular sofismas e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. (2 Coríntios 10.4,5) – Sabemos que há muitos empecilhos para que a semente não germine e dê seus frutos. A exemplo temos a parábola do semeador, onde houve sementes que não caíram em boa terra, por isso não produziram os frutos esperados. Mas houve as sementes que caíram em boa terra e no tempo certo deu bons frutos e através destes frutos, outros frutos continuaram a serem
produzidos. E assim deve ser a conduta de quem recebeu a Palavra de Deus em suas vidas, levá-la aos povos ainda não alcançados, também aos afastados e/ou desanimados. Devemos semear constantemente a Palavra. 
"... enfim, o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a entende; este frutifica e produz grande colheita: alguns, cem; outros, sessenta; e ainda outros trinta vezes mais do que foi semeado”. Mateus 13.23 

Que Deus vos abençoe! 
Neiva Silva

12 comentários:

  1. Lindo texto, ótimo para meditarmos, e muitas das vezes precisamos largar de sermos egoístas e levar a Palavra do Senhor à todos... Independente de quem seja! Parabéns Neiva e quando recebo uma visita sua fico feliz!

    Simplesmente Princesa
    Fan Page
    Bjnhs e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Márcia, então vamos semear!
      Obrigada pelo carinho! Bjs!

      Excluir
  2. Paz do Senhor minha estimada e querida amiga e irmã em Cristo Neiva. Que benção! Não conhecia esta reflexão das Tâmaras, gostei muito.

    Realmente, precisamos fazer, independente de quem ira usufruir da conquista, da vitória.
    Infelizmente, hoje em dia, muitos só querem fazer alguma coisa, algum trabalho, enquanto o "retorno" vem para eles próprios, não desejam "dividir" a benção, são egocêntricos, egoístas, cultivam a egolatria.

    Hoje é notório a falta de Amor!

    Estamos fazendo progresso, em nossa obediência e aplicação da lei do amor, quando começamos a ter cuidado pelos outros segundo cuidamos de nós mesmos; quando nos parece tão importante o que acontece aos outros, como o que acontece conosco; e, acima de tudo, quando em tudo desejamos para os outros não menos do que para nós mesmos.

    O amor é uma profunda motivação que provoca a partilha e o mais autêntico altruísmo, e isso é abundantemente ilustrado na vida de Cristo, que viveu para os outros e morreu pelos outros.

    O amor é um produto da influência do Espírito no coração do crente (um dos aspectos do fruto do Espírito - ver Gl. 5:22), e faz parte da transformação ética que o Espirito Santo opera nos remidos, servindo também de evidência do desenvolvimento espiritual dos mesmos (Normam Russel)

    Tomemos o exemplo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Aleluia!

    Que Deus continue a te abençoar minha grande amiga

    Abraço a toda Família.

    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor meu amigo pastor Ismael!

      Amém! Que um dos aspectos do fruto do Espírito – o Amor – que é o dom maior, seja nosso principal tempero em todos os nossos atos.

      Glorifico a Deus por sua edificante participação meu amigo.
      Que nosso maravilhoso Deus continue abençoando você e sua família.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Neiva, saudades, esse versículo é lindo (o primeira) e a lição das tâmaras então, amei❤
    Palavra abençoada!

    Bjão, Debi
    do blog http://www.deborabrazil.com.br/
    Ps.: seguindo seu blog, quando puder participe seguindo o meu também. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debi, saudades também!

      Eu tinha esquecido este detalhe (seguir seu blog) que bom que você lembrou. Já estou participando e com muita alegria.

      Beijos flor!

      Excluir
  4. Olá Neiva
    Linda reflexão, que possamos sempre semear a Palavra de Deus. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Neiva boa reflexão,semeando sempre o nosso melhor.

    ResponderExcluir
  6. Paz,Neiva.

    E não devemos amar somente de palavras mas de fato e de verdade.
    Fico feliz porque Deus nos conhece íntima e profundamente.Ele sabe se estamos ou não valorizando Seu falar.
    Amar ao próximo é um grande sinal de que amamos o Senhor Jesus.
    Se amo realmente a Deus buscarei amar também ao próximo.Devemos amar o que o Senhor ama: as pessoas.
    Um dia alguém veio até nós e nos mostrou o caminho da vida,devemos também ir e levar vidas às pessoas.Não podemos deixar que vivam uma vida sem luz e sem sabor.O amor do Senhor nos alcançou,devemos e podemos fazer o mesmo,ir de encontro aos aflitos,angustiados e falar do amor que transforma e liberta.
    Deus a abençoe,Neiva,
    Que Sua paz transborde em seu coração e que você seja sempre frutífera e desfrute muito do Senhor.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz preciosa amiga!
      Concordo contigo! E a minha oração é que aqueles que ouvem a Palavra através de nossas vidas frutifiquem para a glória de Deus.
      Querida amiga e irmã em Cristo que nosso maravilhoso Deus abençoe você e toda sua família.
      Grande abraço!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...