terça-feira, 8 de março de 2016

A mulher ideal



A recompensa para quem honra a Deus
Texto: Provérbios 31.10-31.

Muitas mulheres soltam um suspiro de frustração sempre que ouvem sobre a mulher ideal de provérbios 31. Nós nos sentimos exaustas só em ler sobre todas as coisas que ela faz! Uma explicação para as habilidades notáveis dela é que a descrição pode não ter sido de uma mulher de verdade, mas um retrato falado da mulher ideal. Quer ela tenha existindo ou não, vale a pena imitar seus princípios virtuosos. Diligente, habilidosa, compassiva, sensível, alegre e carinhosa, ela exercitava um julgamento saudável e um bom senso nos negócios, respeitava seu marido, e honrava a Deus. Resumindo, a mulher ideal retratava características que Provérbios defende em todo o livro.


Podemos questionar se todas as mulheres naqueles dias tinham tanta liberdade quanto essa, ou se ela tinha tanta autonomia por causa de sua riqueza. Possuímos muitas pistas de que era uma mulher de posses. Ela possuía servos, terras, usava roupas bonitas e tinha um marido que era líder na cidade.

Pelo fato de eles serem respeitados pela comunidade, podemos assumir que a sua liberdade não era incomum, que outras mulheres também tinham esse tipo de liberdade. Elas não eram censuradas pela comunidade em razão de seus papéis; eram respeitadas.
O que você pode aprender com esse exemplo de um casamento ideal? Mesmo que não possua o tipo de posses descrito aqui, nem essa liberdade, você ainda pode imitar a força de caráter da mulher ideal.

Se alguém escrevesse um "tributo de louvor" a você, o que desejaria que dissesse? Você pode selecionar duas ou três características que gostaria de construir em sua vida e então trabalhar nelas.

É interessante o fato de provérbios iniciar contando como se adquire conhecimento e sabedoria: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução" (1.7). De forma apropriada, Provérbios termina com o exemplo de uma mulher que honrou ao Senhor – e os resultados que isso trouxe à vida dela. "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada" (31.30).
Esse é o tipo de mulher que eu quero ser. E você?

Fonte:
 BÍBLIA DE ESTUDOS DA MULHER
Mulheres que você deve conhecer
Editora Atos

25 comentários:

  1. A Paz do Senhor Querida Amiga Blogueira de Anos, nós sempre por aqui firmes e fortes afim de proporcionar conteúdo agradável na blogosfera. Estava pesquisando para escrever uma mensagem para as mulheres hoje que é o dia das mulheres [08/03/16] e comecei a ler sua mensagem [grato pela ilustração] e fiquei pensativo sobre a cobrança que é imposta a vocês mulheres, tanto pela sociedade, quanto pela religião, [já descobri meu texto, já escrevo] Eu penso que Jesus Cristo conviveu com mulheres e as amou com seus defeitos, aliás pense num homem com D maiúsculo, sabia transformar defeitos em qualidade e gratidão. Citastes sabiamente o proverbio da mulher virtuosa e demonstraste o quanto é angustiante esta 'busca pelo perfeito' é bem assim que vejo as mulheres sempre buscando a superação. Injusto? pode parecer, mas saibas que a cada cobrança, vocês se sobressaem mais e mais. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu amigo blogueiro de anos.
      Quanta emoção nestas palavras!
      Que Deus continue te dando entendimento para escrever palavras que nos toca e que Ele continue te dando um coração sensível para entender as mulheres.
      Grande abraço em sua querida esposa e filha.

      Excluir
  2. Olá Neiva

    Maravilhosa mensagem.
    Gostei muito a parte que fala sobre tributo de louvor.É realmente para se pensar que tipo de mulher temos sido, como as pessoas nos enxergam baseados em nossas atitudes.
    Que sejamos como a mulher virtuosa, que sejamos em nossos dias conhecidas pelo amor à Deus, conhecidas como mulheres de fé, mulheres de oração é assim que quero ser vista este é "meu tributo de louvor".

    Beijos querida Neiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Irene! É um lindo tributo de louvor, onde Deus recebe a glória.
      Concordo contigo, um ponto muito importante é levarmos em consideração o modo como as pessoas nos enxergam, pois nosso testemunho conta muito. Que o Espírito Santo nos guie para que nós “mulheres que fazem profissão de servir a Deus” tenhamos sempre a sensibilidade de nos apresentar todos os dias diante Dele com boas obras e que essas boas obras sejam sempre refletidas no meio em que vivemos.
      Que as bênçãos do Senhor se multipliquem em sua vida querida Irene. Bjs!

      Excluir
  3. A Paz do Senhor.
    Estimada e grande amiga e irmã em Cristo. Deus te abençoe!
    Que belo texto e sempre com sabedoria e prudencia.

    Que as ricas bençãos do SENHOR estejam sobre ti e sobre tua família.

    Estimo demais sua amizade.
    abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu grande amigo e irmão em Cristo pastor Ismael.
      Eu também estimo muito sua amizade, eu a recebo como um presente de Deus pode ter certeza.
      Que Jesus continue abençoando você e sua família.
      Forte abraço!

      Excluir
  4. Minha linda, é sempre bom vim aqui no seu cantinho abençoado e neste dia especial aproveito para lhe desejar um dia mais que lindo e abençoado. No nosso dia o dia mas mulheres. Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Nal, que bom que em meio a tantas tarefas você tirou um tempinho para vir aqui. Lindo e abençoado dia para você e para todas as mulheres de sua família, hoje e sempre.
      Você mora no meu coração. Bjs!

      Excluir
  5. Minha querida Silva...


    Um dia li para uma namorada alguns versículos desse capitulo de Provérbios. Ela sinalizou que gostou de ouvir, mas imagina o meu arrependimento depois disso...

    Esse é um capítulo da Bíblia que cada um deve ler e ver que lições pode tirar dele, inclusive as mulheres.

    Mas, a julgar pelo que senti, que jamais um homem o use para dizer à esposa, à namorada, como ela deve se portar.

    Eu sei, Neiva Silva, que a Bíblia inteira prega a submissão da mulher ao homem. Paulo, em Efésios 5 e em Colossenses 2 até trata do assunto dando usando uma linguagem de equilíbrio, mas mesmo nas entrelinhas do que ele escreveu é possível ver um requerimento de que a mulher seja submissa ao marido.

    A respeito disso, Neiva Silva, meu conceito é que o casamento seja uma parceria entre marido e mulher, com igualdade de posição, sem humilhação por parte de qualquer lado.

    Esse é para mim o casamento cristão ideal; tudo bem, pode ser fantasioso, talvez até antibíblico, mas é assim que penso, é assim que acho que deve ser.

    Grande abraço, amiga!
    http://pontosdefe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourisvaldo.

      A Bíblia nos diz que a mulher deve ser submissa ao esposo, mas também diz que o homem deve AMAR sua esposa, portanto onde está envolvido o amor não há espaço para humilhação e se houver humilhação do esposo para com a esposa ou vice-versa, aí sim é antibíblico. A Bíblia também nos diz: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3
      Por isso eu concordo plenamente com você quando você diz que no casamento deve haver parceria entre marido e mulher. E assim meu casamento funciona, eu e meu esposo somos cúmplices, em nosso relacionamento não há espaço para humilhações. Meu esposo sempre ministra para casais e em suas palestras ele enfatiza que o marido deve amar a sua esposa e também ajudá-la em suas tarefas domésticas.

      O que os homens precisam entender é que quando a Bíblia diz ao homem para amar a sua esposa, isso não significa que é somente o homem declarar amor a sua esposa e está tudo resolvido. Tem que ser um amor como Cristo amou a igreja.

      “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25
      Mulher submissa ao homem que a ama como Cristo amou a igreja, resultado: um lar de amor, onde a submissão que a mulher pratica é respeito, cuidado, fidelidade, cumplicidade. Pois o dom maior é o amor, o tempero para um bom relacionamento é o amor.

      “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” Efésios 5:28,29

      Obrigada pela participação amigo Lourisvaldo. Grande abraço!

      Excluir
    2. É assim que deve ser, Neiva Silva!
      E que bom que seu casamento é feliz, que há união, acordo, respeito, cooperação.
      Que continuem assim, usufruindo essa grande bênção que é o arranjo de casamento.

      Grande abraço!


      http://pontosdefe.blogspot.com/

      Excluir
  6. Oi a paz! Belo texto!Nós fomos criada pelo Deus todo poderoso com cada detalhe especial e único, e a sociedade têm tentado destruir. Parabéns pelo seu dia! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Luciana! Paz do Senhor!
      Graças a Deus nós mulheres conquistamos nosso espaço na sociedade sempre com muito esforço e dedicação, e temos obtido êxito. E algo que acho louvável é que nós mulheres sempre nos incentivamos mutuamente.
      Parabéns também pelo seu dia Luciana. Bjs!

      Excluir
  7. Belo Post!!Abraço
    http://ahoraechegada.blogspot.com.br/
    Homens e mulheres são diferentes mas ambos têm funções importantíssimas na sociedade, na igreja e na família. Uma mulher segundo o coração de Deus certamente fará a diferença no mundo que está à sua volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, é muito importante termos esta visão.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Pra falar a minha verdade...
    Eu gostava mais dos tempos antigos,Neiva.Não gosto muito dessa sociedade moderna onde a mulher pensa que deve ser como o homem.Não vejo isso na Bíblia.Também não sou contra a mulher buscar seu espaço na sociedade ou seja lá onde for,só penso e considero no meu coração que muitas de nós querem e buscam ser superiores aos homens e até aos seus maridos.Tá errado.
    Tão lindo uma mulher dedicada à sua casa,sendo respeitada pelo seu marido,cuidando de tudo,sendo submissa,e por outro o marido a amando com amor e desejo, lhe satisfazendo,cuidando das coisas do mundo para lhe agradar.Um cuidando do outro e ambos sendo governado pelo Senhor,nossa autoridade suprema.
    As coisas estão erradas demais pra mim.Não sou ultrapassada e nem antiga,mas observo segundo a lei do Senhor.Satanás armou um plano forte contra as famílias,e ele tem conquistado espaço,trocando tudo de lugar.
    Digo isso aos cristãos,não falo aos incrédulos e mundanos.Se uma casa,uma família não tem o Senhor e nem a Bíblia não tem como saber o que deve ser feito,por isso agem como querem,sem guia.Mas nós temos um manual,que devemos seguir e observar.Podemos falar sobre a unção que nos ensina a respeito de todas as coisas.
    Os amados homens cristãos casados não têm cuidado dos seus lares como devem,não têm amado suas esposas da maneira que a Bílbia ordena e as santas irmãs não têm pensado muito em serem submissas como convêm.Quanta bagunça!
    Eu,sem perfeição,corro,imploro,suplico todos os dias pela benção do Senhor na minha casa.
    Não devemos nos conformar com este século.Se o mundo está seguindo por uma direção,nós devemos seguir em direção contrária.Muitas coisas podem serem certas e aceitaveis para famílias do mundo,para casas sem a presença de Deus mas temos que ser diferentes e saber o que Deus deseja de nós.
    Muitas coisas Deus não nos permitirá fazer por amor e cuidado a nós.

    Talvez, como mulher podemos fazer algo mas como mulher cristã,não.
    Amo ser a mulher que sou,sem frustração,amada por mim mesma e apoiada na posição que o Senhor tem me colocado.Estou em Cristo.

    GRAÇA E PAZ DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO.

    Deus abençoe muito seu dia.
    Um forte abraço para ti,preciosa e amada irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciosa amiga!

      Entendo muito bem seu ponto de vista e digo que não é ultrapassado nem antigo.
      Quando um casamento funciona conforme a orientação de Deus, tudo dá certo, pois em Sua Palavra há sabedoria. Deus conhece o coração do homem e da mulher por isso Ele fala da submissão e do amor, que deve estar interligado um ao outro.
      O ruim é quando há distorção egoísta por parte de alguma minoria que acham que por a esposa ter que ser submissa lhe dá o direito de maltratá-la. Mas como eu disse isso acontece por parte de uma minoria que não busca conhecer as orientações que o Senhor dá através de Sua Palavra. Um cristão verdadeiro age de acordo com a Palavra de Deus.
      Por isso é muito importante a mulher e o homem estarem unidos num só propósito, colocando sempre todas as suas ações, inclusive o casamento, no centro da vontade de Deus.
      O amor é benigno!

      Tenha uma linda e abençoada semana amiga e irmã em Cristo.
      Graça e paz e grande abraço!

      Excluir
  9. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor amigo António Batalha.
      Agradeço sua gentileza.
      Abraço fraterno!

      Excluir
  10. Olá paz querida, este texto é profundo!
    Faço parte "Agenda dos Blogs"! estou te seguindo também!
    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br
    Bjnhs e sucesso sempre ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, paz do Senhor!
      Seja bem vinda! Eu também já estou participando do seu lindo e abençoado blog. Bjs!

      Excluir
  11. Olá Neiva
    Linda postagem. Servir a Deus com alegria é uma bênção, que possamos aprender com Jesus a cada dia. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde amiga;Esse texto é lindo me leva a reflexão.
    Otima semana Neiva.

    ResponderExcluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...