sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Abigail, uma mulher notável


Abigail era uma mulher muito formosa e sábia, ela era casada com Nabal um homem próspero, porém grosseiro e mau.

Davi estava no deserto e soube que Nabal estava tosquiando seu rebanho. E quando tinha tosquia era época festiva e de solidariedade, então Davi enviou dez homens até onde Nabal estava e mandou pedir-lhe mantimentos, como Davi e seus homens já havia sido útil aos servos de Nabal, protegendo seu rebanho em outra ocasião, era de se esperar alguma retribuição positiva da parte de Nabal, porém o que ele fez foi negar o pedido de Davi, insultando a ele e aos homens por ele enviado.

Ao tomar conhecimento da atitude de Nabal, “Davi disse: — Ponham as suas espadas nos cintos! E todos obedeceram. Davi também pegou a sua espada e saiu com mais ou menos quatrocentos dos seus homens enquanto duzentos ficaram atrás com a bagagem.” 1 Samuel 25.13 (NTLH)
“Em vão, pois, guardei tudo o que esse homem possuía no deserto, sem que lhe fosse tirada coisa alguma! E ele paga-me o bem com o mal.” 1 Sm 25.21 (Versão Católica)

Um dos servos de Nabal vendo a sua insensatez e falta de juízo ao tratar Davi e seus homens, não pensou duas vezes e logo foi até Abigail e contou-lhe tudo o que havia acontecido, lembrando a ela que aqueles homens já os haviam ajudado em outra ocasião e essa atitude do patrão poderia ser sinônimo de desastre para todos. Temeu Abigail e procurou reparar o erro de seu marido.
“Então Abigail pegou depressa duzentos pães, dois odres cheios de vinho, cinco ovelhas assadas, uns dezessete quilos de trigo torrado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos secos e pôs tudo sobre jumentos.” 1 Samuel 25.18,19 (NTLH)

E quando Davi já ia no caminho com os homens para vingar-se de Nabal e de todos os homens que ali estavam, Abigail encontrando-o  “Lançou-se-lhe aos pés e disse: Sobre mim caia, meu senhor, a culpa, e deixa falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva. Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque tal é ele qual é o seu nome; Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele. Mas eu, tua serva, não vi os mancebos que tu, meu senhor, enviaste.” 1 Sm 25.24,25 (Tradução Brasileira)

Então Abigail presenteou a Davi e aos seus homens o banquete e com sabedoria aquela mulher convenceu a Davi a perdoar a atitude de Nabal.
Assim falou Davi a Abigail: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, que mandou você hoje para me encontrar!  Graças ao que você fez hoje e ao seu juízo, eu deixei de cometer um crime de morte e fui impedido de me vingar por mim mesmo.” 1 Samuel 25.32,33 (NTLH)
“Abigail voltou para o seu marido Nabal, que estava em casa, festejando como um rei. Ele estava bêbado e alegre. Então ela não lhe contou nada. Na manhã seguinte, quando ele não estava mais bêbado, ela lhe contou tudo. Aí ele teve um ataque e ficou completamente paralisado.  Uns dez dias depois, a ira de Deus feriu Nabal, e ele morreu.” 1 Samuel 25.36,38  (NTLH)
Depois da morte de Nabal Abigail tornou-se esposa de Davi.

 Abigail acreditou em si mesma, confiou em Deus e entrou em ação. Ela teve completo discernimento da situação e além de proteger seu marido e seus criados, também acabou agindo como uma conselheira para Davi, pois por causa de sua atitude evitou que Davi cometesse “um crime de morte”.

Abigail tinha muitos motivos para ser uma mulher oprimida, pois seu marido era um homem mal, tanto era que o servo de Nabal não foi o alertar do perigo que ele e toda a sua casa corria (por conhecer suas atitudes ríspidas), preferiu recorrer a sabedoria de Abigail, que provavelmente era conhecida por todos os servos como mulher virtuosa que governava bem a sua casa e sabia contornar as atitudes errôneas de seu marido.

Que nós venhamos a ser pessoas de atitude, assim como Abigail não nos deixemos intimidar pelos problemas que surgem em casa, na igreja, no trabalho, na saúde e em diversas áreas de nossas vidas. Devemos nos lembrar que no Senhor temos uma arma poderosa em nossas mãos, a Sua Palavra que em tudo nos instrui, e o próprio Deus irá nos encher de sabedoria, entendimento e também formosura em nossos atos diante de Dele.

 “... a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança.” Provérbios 24.14 (NTLH)

“Quem teme o Senhor está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado.” Provérbios 15.33 (NTLH)

 Que Deus vos abençoe!
 Neiva Silva

12 comentários:

  1. Paz do Senhor passeando e lendo seu blog, parabéns muito bonito :0

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor amigo Waldryano.
    Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Neiva!

    Paz,minha querida!

    Você trouxe uma das passagens que eu mais amo.
    Por que?
    Porque acho lindo a atitude de Abigail.
    Já andei pedindo ao Senhor a beleza de Abigail e sua sabedoria também..rsrsr

    Mas é sério mesmo!
    Ela era bonita e sábia.
    Dessa também podemos tirar muitas pepitas de ensinamentos...

    Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
    Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
    Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.(1 Samuel 25:32-35)


    É impossível não imaginar a cena!
    Ela se achegando a Davi e impedindo um grande desastre.

    O Senhor era com Abigail.
    Ela foi grandemente usada e caiu nas graças do rei.

    O Senhor conta com cada um de nós.
    Que sempre que Ele desejar nos usar que estejamos preparados a dispostos.Que venhamos a ter atitudes sábias diante de Deus e dos homens.

    Louvado seja o Senhor Jesus por mais uma edificação que recebemos através das suas publicações..

    Deus é conosco,Neiva!
    Vamos dizer pra Ele: SENHOR USA-NOS E FAZ COM QUE SEJAMOS VASOS UTEIS EM SUAS MÃOS.

    Jesus é o Senhor!
    Em Cristo somos um!
    Semana abençoada pra vc,princesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciosa amiga! Paz do Senhor!

      Sim, imaginamos a cena, da atitude sábia de Abigail.
      Como é importante estarmos sensíveis a vós de Deus, pois assim como Abigail, nós hoje vivenciamos situações no nosso dia a dia que precisamos agir com sabedoria.
      Imagine, este final de semana enfrentei uma situação difícil no meu trabalho que poderia gerar um problemão, aí pedi ao Senhor que Ele me guiasse para que eu fosse sábia como Abigail, para que aquela situação fosse resolvida e assim foi, tomei uma atitude, onde Deus me fez usar a palavra certa na hora certa e para a glória Dele obtive vitória.
      Nosso Deus é maravilhoso, o que devemos fazer é sempre confiar Nele e agir conforme Ele nos instrui na Palavra, nos lembrando sempre que é Ele que nos dá a vitória.
      Sim amiga, vamos dizer para o Senhor: Usa-nos e faz com que sejamos vasos uteis em Suas mãos.

      Semana abençoada para você também.
      Obrigada pelo comentário enriquecedor.

      Forte abraço!

      Excluir
  4. A Paz do Senhor minha grande amiga e estimada irmã em Cristo Neiva.
    Que mensagem abençoada! Realmente, hoje em dia há situações que necessitam de muitas mulheres como Abigail. Mulheres com atitude, orientadas por Deus, mulheres ousadas, guiadas pelo Espírito Santo, mulheres que são "vasos" prontos para serem usados. Mulheres que transmitem Paz, que tornam o ambiente onde chegam agradável e amigável, pois estamos em um mundo egocêntrico, possessivo e egoísta.
    Mulheres virtuosas.
    Mulheres que alcançaram Graça aos olhos de Deus.
    Deus! use muito essas Mulheres!

    Deus te abençoe!

    Abraço fraterno
    do seu amigo em Cristo
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu amigo pastor Ismael

      Concordo. O Senhor Jesus já nos orienta através da Sua Palavra. Agora precisamos pôr em prática tudo que Dele temos aprendido. É tempo de agir. “... se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Tiago 1:5

      Que este mês seja de bênçãos em sua vida e em seu ministério pastor Ismael.
      Forte abraço!

      Excluir
  5. A paz irma Neiva Silva, otima a mensagem creio que muitos vão mudar as suas atitudes quando lerem esta mensagem, Deus continue lhe usando e lhe abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Denilson
      Que assim seja amigo.
      Ricas bênçãos do Senhor para sua vida.

      Excluir
  6. Um grande exemplo de coragem e sabedoria. Uma atitude interessante que pude observar, é a atitude de apaziguadora que Abigail todos nos devemos ter a mesma atitude frente às discórdias, não importando a causa dela. Ótima postagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sua observação! Pessoas apaziguadoras que também são pacificadoras, o Senhor Jesus as chama de bem aventuradas porque serão chamadas de filhos de Deus. (Mateus 5:9)

      Que o Espírito Santo te dê visão de águia!

      Excluir
  7. Oi Neiva, que lindo exemplo nos aprendemos com Abigail. Que Deus nos conceda sabedoria e que tenhamos atitudes corretas diante de determinadas situações. Amei sua doce visita no meu novo cantinho. E a benção que deixou lá. Ore pela minha nora e sua gravides, Desejo um dia lindo na paz do Senhor Jesus. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Nal
      Amém! Você é uma mulher sábia e abençoada que teme ao Senhor e Ele te concedeu a benção de ver os filhos de teus filhos (Salmos 128:6)
      Parabéns pelos netos gêmeos que o Senhor te concedeu.
      Estarei orando sim amiga.
      Bjs!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...