sábado, 21 de fevereiro de 2015

RUTE - cujo nome significa "amizade"

Noemi viúva de Elimeleque tinha dois filhos Malom e Quiliom, estes casaram-se com mulheres moabitas, “...e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute” Rute 1:4
“E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” Rute 1:5
Orfa seguiu o conselho de sua sogra e partiu para casa de sua mãe, porém, Rute disse: “Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16
Então Rute foi com sua sogra para Belém. E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz” Rute 2:1

 “Um dia Rute disse a Noemi: — Deixe que eu vá até as plantações para catar as espigas que ficam caídas no chão. Talvez algum trabalhador me deixe ir atrás dele, catando as espigas que forem caindo. — Vá, minha filha! — respondeu Noemi. Então Rute foi ao campo e andava atrás dos trabalhadores, catando as espigas que caíam. E por acaso ela entrou numa plantação que era de Boaz, um parente de Elimeleque.” Rute 2:2,3

Rute era uma mulher honesta e fiel, mesmo podendo se desligar de sua sogra e seguir outros rumos, preferiu ser companheira e cuidadora daquela que um dia a recebeu como nora.
A amizade de Rute por Noemi foi uma amizade doadora, que visava mais dar do que receber. Encontrar um amigo assim é receber um presente de Deus. Em meio a tantos sofrimentos Noemi cujo nome significa “a feliz” decidiu até trocar de nome: Mara que significa amarga, pensara ela que o Senhor a havia desamparado, devido tanto sofrimento, mas Deus se moveu no coração de Rute, que a tratou com amor puro e sincero, devolvendo assim a alegria ao coração daquela mulher.
Mesmo tendo Rute que trabalhar duro no campo, não reclamava, pelo contrário, seguia sempre as orientações de Noemi, e por assim fazer tornou-se esposa de Boaz. E logo Deus a presenteou com um filho.

“E as mulheres disseram a Noemi: — Louvado seja o SENHOR, que lhe deu hoje um neto para cuidar de você! Que este menino venha a ser famoso em Israel! Que ele seja um consolo para o seu coração e lhe dê segurança na velhice! A sua nora, a mãe do menino, a ama; e ela vale para você mais do que sete filhos. Noemi pegou o menino no colo e cuidou dele. Ao vê-lo, as mulheres da vizinhança diziam: — Nasceu um filho para Noemi! E lhe deram o nome de Obede. Obede veio a ser o pai de Jessé, que foi o pai do rei Davi.” Rute 4:14-17

Rute nem imaginaria que um dia faria parte da genealogia de Jesus, sim seu filho Obede tornou-se pai de Jessé, pai de Davi. O profeta Isaías profetizou que o Messias sairia da descendência de Davi. (Isaías 9:7)

Grandes lições podemos tirar da história de Rute e aplicarmos em nossas vidas. Um dos mandamentos que o Senhor nos dá é amar nosso próximo como a nós mesmos, e em tudo que o Senhor nos orienta a fazer através da Sua Palavra há propósitos que sobrepujarão para a vida eterna. Vale a pena ser obediente à Palavra de Deus.
.
Deus vos abençoe!

Neiva Silva

15 comentários:

  1. Muito boa a postagem que Deus continue lhe usando cada vez mais Irma Neva Silva, Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Que a cada dia o Senhor venha nos dar mais amor, e que através desse amor a vida dos nossos próximos venha ser impactada, e que eles venham conhecer a Cristo. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos nós valorizemos todos os dias o amor de Deus e veremos muitos frutos.

      Excluir
  3. A paz do Senhor Jesus irmã Neiva.
    Uma ótima expressão de amor ao próximo e altruísmo.
    Que o Espírito Santo continue a te usar muitíssimo.

    Abraço fraterno
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e graça pastor Ismael!
      Sempre aprendo muito contigo.
      Que Jesus continue te abençoando.

      Excluir
  4. Essa é uma das histórias mais lindas da Bíblia.
    Amo de coração as palavras que Rute disse para Noemi,em especial,
    ...e o seu Deus será o meu Deus....que lindo!

    Isso nos dá o direito de crer que Noemi era realmente uma pessoa que amava ao Senhor.Rute tinha o direito de seguir sua vida,conforme você mesma disse mas resolveu ficar com Noemi.Podemos ver o cuidado de Deus com as duas.
    Com a experiência de Noemi ela pôde aconselhar Rute e tudo deu certinho pra elas.
    O plano de Deus deu certinho...é claro sempre dá.
    E sempre será assim na vida de todos nós...
    Ele está cuidando de tudo pra nós.
    Os planos do SENHOR JESUS se cumprirão,um por um na vida de todos aqueles que creem.

    Amém por palavras tão lindas.
    Abraços,abençoadas!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito rica com grandes lições e também muito tocante, enquanto eu estava lendo e escrevendo este texto teve momentos que não pude conter as lágrimas.
      Também uma passagem tocante foi quando Boaz falou assim a Rute: “Eu ouvi falar de tudo o que você fez pela sua sogra desde que o seu marido morreu. E sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e a sua pátria e veio viver entre gente que não conhecia. Que o SENHOR a recompense por tudo o que você fez. Que o SENHOR, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa.” Rute 2:11,12
      E foi lindo tudo que Deus fez na vida de Rute.
      Glorifico a Deus, pois Ele nos permite sermos também seu povo, minha oração é que muitos que ainda não se decidiram por ser de Cristo se decidam enquanto há tempo, pois grandes coisas fará o Senhor na vida daqueles que confiam Nele.

      Obrigada por seu sempre rico comentário.
      Um abraço!

      Excluir
  5. AMADA AMIGA, OBRIGADA PELAS GENTIS PALAVRAS DE CARINHO E CONFORTO.
    AGORA COM O REMÉDIO CERTO JÁ ESTOU ME SENTINDO BEM MELHOR, A ALEGRIA ESTÁ VOLTANDO E ISSO SIGNIFICA QUE DEUS ESTÁ CUIDANDO DE MIM POR TER ME ENVIADO AO MÉDICO CERTO QUE ME DEU O REMÉDIO CERTO PORQUE EU OREI ANTES PEDINDO A JESUS QUE COLOCASSE NA MENTE DO MÉDICO NO MOMENTO EM QUE O CONSULTARIA O REMÉDIO CERTO E FOI ISSO QUE JESUS FEZ!
    DEUS É BOM O TEMPO TODO E O TEMPO TODO DEUS É BOM!
    AGRADEÇO A CADA MOMENTO A JESUS POR TER OUVIDO O MEU PEDIDO!
    ESTOU VOLTANDO A VIVER AMIGA E SUPERANDO A TRISTEZA!
    BEIJOS AMADA AMIGA , QUERIDA IRMÃ EM CRISTO JESUS!
    ABENÇOADO FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA AMIGA, ESTAVA TÃO OCUPADA EM ME DESCULPAR PELA MINHA AUSÊNCIA DO BLOG QUE ESQUECI DE COMENTAR O SUA MARAVILHOSA POSTAGEM, RUTE NOS DÁ REALMENTE UM EXEMPLO DE COMO DEVE SER UMA SERVA DE DEUS. DEVEMOS NOS COLOCAR SEMPRE À DISPOSIÇÃO DO SENHOR E LHE DIZER " USA-ME SENHOR " PARA QUALQUER ORAÇÃO QUE FIZERMOS POIS SOMOS SERVAS DE DEUS E ESTAMOS NO MUNDO PARA SERVIR!
    BEIJOS DOCE AMIGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Cirinita! Que saudades eu estava de você. É verdade amiga Deus é bom e Ele é o motivo da nossa alegria. Fiquei muito feliz em saber que com a ajuda da sua fé e confiança em Deus tudo está indo bem com sua saúde. Eu também tenho experimentado o quanto é importante colocar tudo diante de Deus em oração e assim sempre veremos a Sua preciosa resposta.
      Continue confiando sempre em Deus e você será sempre bem sucedida.

      Obrigada por comentar sobre a postagem, mas fique a vontade amiga, não se preocupe com nada, pois se você vier aqui somente para me dá um oi, para mim já é motivo de muita alegria, pois você é uma amiga que aprendi a amar e que mora no meu coração.

      Que Jesus abençoe a você e a sua família cada dia mais.

      Beijos querida amiga!

      Excluir
  7. Palavra abençoada!!
    Que você tenha sempre iluminação divina p/ continuar escrevendo.
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  8. Que lindo a história de Rute. Uma história de fé e esperança. Amo vc amiga. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nal, a história de Rute é linda e muito rica, aprendemos toda vez que meditamos nela.
      Obrigada por sua presença aqui amiga, você mora no meu coração.
      Bjs!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...