domingo, 16 de novembro de 2014

Ester exemplo e coragem


A rainha Vasti da Pérsia havia negado ao pedido do rei Assuero seu esposo, diante de muitos nobres e convidados ilustres, e por considerarem uma grande ofensa ao rei e aos seus convidados e um péssimo exemplo para as mulheres daquela época. Vasti foi banida da presença do rei. Então foram selecionadas várias mulheres do reino para que o rei escolhesse a sua futura rainha, entre elas estava a Judia Hadassa que passou a ser chamada de Ester, uma jovem linda que foi criada por seu primo Mardoqueu.

E chegou o dia em que Ester foi levada à presença do rei Assuero e ele gostou dela mais do que de qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha no lugar de Vasti. Depois ele deu um grande banquete em honra de Ester e convidou todos os oficiais e servidores. Ele decretou que aquele dia fosse feriado no reino inteiro e distribuiu presentes que só um rei poderia oferecer.” Ester 2:17,18

Porém havia um decreto para que o povo judeu fosse destruído, acontece que Ester também era judia, então ela com sabedoria elaborou um plano para salvar seu povo e mandou o seguinte recado ao seu primo Mardoqueu:  “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei.” Ester 4:16

E o Senhor concedeu graça a Ester que foi recebida de bom grado pelo rei Assuero seu esposo, que lhe disse:  “Qual é o seu pedido? Peça o que quiser, que eu lhe darei, mesmo que seja a metade do meu reino.” Ester 7:2
Assim Ester respondeu: “Se eu puder me valer da bondade do rei, e se for do seu agrado, a única coisa que quero é que o senhor salve a minha vida e a vida do meu povo. Pois o meu povo e eu fomos vendidos para sermos destruídos e mortos. Se fosse somente o caso de sermos todos vendidos como escravos, eu não diria nada, pois não seria justo incomodar o senhor por causa de uma desgraça tão sem importância como esta.” Ester 7:3,4

A rainha Ester achou favor diante do rei que muito se irritou ao saber que fora arquitetado um plano para matar a sua amada esposa e também o povo judeu. E a devida providencia foi tomada para reverter aquela situação.

“E para os judeus brilhou a luz da felicidade, da alegria e da vitória.” Ester 8:16

Como vimos a rainha Ester foi uma mulher virtuosa que agiu com sabedoria e fé, não só para edificar a sua casa, mas também para salvar seu povo da morte, pois ela soube ser humilde e escolheu bem as palavras para falar com o seu esposo  “A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.” Provérbio 25:11

Ela nunca se esqueceu de Deus em suas ações. Num momento delicado apresentou diante de Deus os problemas em que ela e seu povo estavam enfrentando, envolvendo-os num mesmo propósito. Onde puderam ver a maravilhosa resposta de Deus. Pois a sua Palavra diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Jeremias 33:3

Com o belo exemplo de Ester, em toda e qualquer situação apresentemos nossas causas diante de Deus, pois aquilo que é indissolúvel para nós, em Deus obteremos respostas.

Deus vos abençoe!

Neiva Silva

15 comentários:

  1. Irma Neiva, Ester foi uma mulher exemplar, corajosa, sabia, virtuosa, e agora no nossos dias devemos ser igual a rainha Ester. A historia de Ester serve tanto para os homens e mulheres, então vamos ter as qualidades de Ester, Deus continue lhe usando cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade irmão. As ações de Ester servem de exemplo para homens e mulheres e quando nos unimos num só propósito teremos maravilhosos resultados. Pois onde há união o Senhor ordena a benção.
      Que Jesus te abençoe!

      Excluir
  2. Ela é um grande exemplo para todas nós!
    Deus continue a te abençoar amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor nos diz: “Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Ts 5:21 – Por isso analisando a história de Ester devemos nos espelhar nos bons exemplos.
      Jesus te abençoe Vanderleia!

      Excluir
  3. Amo esta passagem!
    É lindo demais ver como uma pessoa ouve o coração de Deus.
    Ester não olhou pra si mas para o que o Senhor queria dela.Quando colocada na posição de rainha foi fiel ao chamamento e Deus a honrou.

    Parabéns pela postagem,preciosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes vivemos situações que não entendemos o porquê, mas no final Deus tem sempre um propósito, por isso, assim como Ester, devemos estar com nossos ouvidos sensíveis à voz de Deus.
      Um abraço!

      Excluir
  4. A Paz do Senhor irmã Neiva.
    Realmente o Livro de Ester é maravilhoso!
    ...Deus "sempre" está no controle TOTAL! ALELUIA!

    Abraço fraterno.
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor pastor Ismael.
      Aprendemos muito com o livro de Ester. Pudemos ver como causas impossíveis colocadas nas mãos de Deus se obtêm respostas surpreendentes. Pois Ele verdadeiramente tem o controle de todas as coisas.
      Um abraço!

      Excluir
  5. OBRIGADA QUERIDA AMIGA PELAS SUAS PALAVRAS , SEU ELOGIO À MINHA POSTAGEM, INFELIZMENTE NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR DEVIDO AO PROBLEMA COM OS MEUS OLHOS, DIA 4 DE DEZEMBRO FAREI OUTRA CIRURGIA E DEPOIS DE UMA SEMANA DE REPOUSO ESPERO PODER VOLTAR E COLOCAR NOVAMENTE MEUS PENSAMENTOS NOS BLOGS QUE TANTO GOSTO. A MINHA CABEÇA DÓI MUITO DEVIDO A CORREÇÃO DOS OLHOS E O ÓCULOS INADEQUADO , MAS DEPOIS TEREI ÓCULOS ADEQUADOS E VOLTAREI PARA ALEGRAR SEUS CORAÇÕES COM AS POSTAGENS ! AMEI O QUE ESCREVESTE, PARABÉNS. TENHO FÉ QUE VOLTAREI A FAZER O MESMO NOVAMENTE COM A AJUDA DE DEUS, OS OLHOS SÃO UMA PARTE TÃO IMPORTANTE E NÓS SÓ NOS DAMOS CONTA QUANDO UM PROBLEMA SURGE COM ELES!
    QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA!
    BEIJOS COM MUITO AFETO E CARINHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Cirinita, seu nome já está incluso em minhas orações, coloque sua confiança no Senhor que dará tudo certo. Em oração eu pedi a Deus que Ele ilumine seus olhos físicos e que você continue postando mensagens que valoriza a família e que muitos ao ler suas mensagens se conscientizem da importância do bom relacionamento na família. Pois infelizmente o que se ver hoje na nossa sociedade é muitas famílias sendo destruídas, cada um vivendo sua própria vida individualmente e até egoistamente como se a família não tivesse muita importância.
      Que nosso maravilhoso Deus te abençoe cada dia mais.
      Beijos amga!

      Excluir
  6. Exemplo de coragem, ousadia e amor para com os seus. Fosse egoísta, o povo judeu estaria perdido. Deus lhe abençoe irmã e dê mais inspiração para continuar este belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jesusmar, Ester além de não ser egoísta foi também prudente, pois ao se importar com o seu povo, ela também foi abençoada.
      Parabéns pelo seu site que tem muitas mensagens edificantes. www.espacodafe.com.br

      Excluir
  7. Oi Neiva, parabéns pelo lindo poster sobre a coragem de Ester. Muito bom para nossa reflexão. Que Deus continue abençoando este lindo ministério aqui. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nal. Que Deus continue também abençoando seu ministério.
      Bjs!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...