segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Qual é a diferença entre misericórdia e graça?


Misericórdia e graça são frequentemente confundidas. Embora os termos tenham significados semelhantes, graça e misericórdia não são a mesma coisa. Para resumir a diferença: a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

Segundo a Bíblia, todos nós pecamos (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15). Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, todos estaríamos, agora, condenados por toda a eternidade. No Salmo 51:1-2, Davi clama: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, conceda-nos o perdão que não merecemos.

Não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus (Efésios 2:5). Graça é simplesmente um favor imerecido. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia (Romanos 3:24). A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.

Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante (João 10:10) e uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar (Apocalipse 21-22). Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hebreus 4:16 declara: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."


Agradeço a equipe do GotQuestions.org em especial ao irmão Daniel

14 comentários:

  1. Louvado seja Deus que fomos alcançados!
    Bjos e Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Vanderleia. Honras e glórias ao nosso Deus, por sua misericórdia e graça. Beijos!

      Excluir
  2. Graça e paz! Parabéns pelo blog, um espaço usado pra evangelizar outras vidas sem sair do lugar. Continue a ser benção em nossas vidas! Abraço!
    http://musikeiroscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Este é o meu propósito, evangelizar. Mostrar as maravilhas que Jesus tem feito em muitas vidas e mostrar ao cansado e sobrecarregado que Jesus quer os abençoar. Fico muito feliz porque você irmã Sara também está somando com o reino de nosso maravilhoso Deus. Abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Amém irmão Welington!
      "Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável." Salmos 135:3

      Excluir
  4. Muito bom seu blog neiva ,mensagem abençoada que Deus te abençoe sempre ,e te traga muita paz..seguindo.

    ResponderExcluir
  5. Amém querida, soube que você perdeu seu antigo blog. Mas não se preocupe este novo está muito lindo e abençoado. A glória da segunda casa será maior que a da primeira. Beijos!
    Convido a todos que quiserem visitar e seguir o blog de Layd da Paz reginalayddepaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Neiva vou estar divulgando seu blog tbm..beijinhos.

      Excluir
  6. Oi querida, enviei um e-mail para você. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Obrigada por seu carinho.
    Seja bem vinda a este blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não há diferenças
    Mas sim palavras diferentes
    Cujo significado
    É igual!

    Belo trabalho,

    Maria Luísa (os7degraus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luísa!
      Na verdade tudo se resume em Amor.
      Beijos!

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...