quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Fruto do Espírito


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:22-25
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).

 O Fruto do Espírito inclui:
Amor (gr. agape), o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
Gozo(gr. chara),a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessa s e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).
Paz (gr. eirene), a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
Longanimidade (gr. makrothumia), perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
Benignidade (gr. chrestotes),  não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
Bondade (gr. agathosune),  zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(gr. pistis),  lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
Mansidão (gr. prautes),  moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
Temperança (gr. egkrateia),  o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.


Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal

7 comentários:

  1. Minha linda, seu blog é lindo e cheio da unção de Deus. Falar sobre o fruto do Espírito foi maravilhoso ao meu coração, e sempre é uma benção poder ler assim textos que edificam a nossa vida. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã Neiva! Muito bonito o seu texto, esclarecedor, exortativo, de ensinamento importantíssimo para as nossas vidas em comunhão com Deus. Porque o crente disse Jesus é LUZ do mundo e, como tal tem que viver sendo diferente na sua maneira de agir e de viver de modo que seja reconhecida, por aqueles que vivem sem Deus. Parabéns pelo texto, escreva mais, isso o faz de você uma refulgente Luz a exteriorizar a beleza de Cristo Jesus em teu coração. Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Macelania e a Enéas pela visita e comentário. Minha oração é que nosso Senhor Jesus continue guiando, abençoando e usando suas vidas.

      Excluir
  3. Muito interessante esta parte da Bíblia, e, ela deixa bem claro sobre os frutos do Espírito...

    ResponderExcluir
  4. É Ivanir, minha oração é que o Fruto do Espírito Santo esteja sempre evidente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Que cresça em mim os frutos do espirito !!! Neiva !!! Parabéns pelo seu blog !!! Esta muito bom !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus. Obrigada pela sua visita, seu blog também é uma benção, gostei muito de ver você cantando o hino "Deus cuida de mim", muito bom.
      http://simplesmentelivresou.blogspot.com.br/2013/10/um-pouco-de-musica.html?

      Excluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...